Saúde adere à campanha Janeiro Roxo: Todos Contra a Hanseníase 2023 - Juliana Rangel

Saúde adere à campanha Janeiro Roxo: Todos Contra a Hanseníase 2023

Compartilhe:

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e parceria com a Sociedade Brasileira de Hansenologia, promove a campanha “Janeiro Roxo: Todos Contra a Hanseníase”.

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que afeta principalmente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. O tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde do SUS.

Ao longo do mês de janeiro, todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto realizarão diversas atividades para alertar a população

A qualquer evidência ou percepção de manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou acastanhados, formigamento, câimbras, dor nos nervos, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde.

Embora seja uma das doenças mais antigas da humanidade, ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo quase 30 mil pessoas por ano.

Em Ribeirão Preto, foram diagnosticados mais de 200 casos novos de hanseníase no ano de 2021 (classificando nosso município como muito alta endemia, ou seja, aqui a hanseníase também é um importante problema de saúde pública).

Mais informações : acesse o site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Transmissão

A transmissão da doença acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo e prolongado, como entre pessoas que moram na mesma casa. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, não desenvolvendo a doença caso seja contaminada. No entanto, estima-se que cerca de 10% das pessoas que tiveram contato com a bactéria causadora da hanseníase podem desenvolver a doença, por isso, é importante estar atento aos sinais da hanseníase.

Quais são as alterações que a hanseníase provoca

Como a bactéria da hanseníase afeta principalmente os nervos e a pele, as principais alterações ocorrerão nesses locais. O acometimento dos nervos periféricos pode se manifestar por dormências, perda de sensibilidade, dor nos nervos, câimbras e perda de força muscular, principalmente nos nervos das mãos, pés e rosto. Já na pele, a hanseníase pode causar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que não costumam coçar ou doer, é característica a redução da sensibilidade ao toque, calor ou dor nas manchas de hanseníase.


Como é feito o diagnóstico da hanseníase
O diagnóstico da hanseníase é essencialmente clínico, realizado durante uma consulta médica com avaliação da pele e dos nervos periféricos. Embora não sejam necessários para o diagnóstico, alguns exames complementares podem ser solicitados, como baciloscopia e biópsia de pele.

Se você acha que pode estar com hanseníase, procure a Unidade Básica de Saúde (postinho de saúde) mais próxima da sua casa para avaliação.

Como é feito o tratamento da hanseníase
O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos que são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Referência (CRE Central e CSE Cuiabá) de Ribeirão Preto.


A hanseníase tem cura
Sim, a hanseníase tem cura! É importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular até o fim para que se cure de forma definitiva, não permitindo o retorno da doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas.

Quer saber mais

Procure a unidade de saúde mais próxima a você! Ao longo do mês de janeiro, as unidades de saúde realizarão diversas atividades sobre a hanseníase para alertar a população.

Janeiro Roxo

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é celebrado sempre no último domingo de janeiro de cada ano, com ações em diferentes países no mundo inteiro. No Brasil, além do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Ministério da Saúde promove a campanha Janeiro Roxo, sendo que no mês de janeiro são realizadas diversas ações de conscientização sobre a hanseníase.