Sertãozinho recebe comitiva das Filipinas para conhecer tecnologias da cana-de-açúcar - Juliana Rangel

Sertãozinho recebe comitiva das Filipinas para conhecer tecnologias da cana-de-açúcar

Compartilhe:

A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) de Sertãozinho recebe nesta terça-feira, 24, a visita de uma comitiva internacional de membros de entidades do governo das Filipinas. O grupo de 12 pessoas, entre autoridades e assessores, desembarca no Brasil neste sábado, 21, em Piracicaba, com a missão de percorrer regiões para conhecer as novas tecnologias de produção da cana-de-açúcar.

As Filipinas são um dos maiores produtores de açúcar do mundo. Em janeiro de 2022, de acordo com dados da Autoridade Reguladora do Açúcar (SRA), esse país produziu 657.352 toneladas métricas (MT) de açúcar bruto, em comparação com 628.286 toneladas no mesmo período de 2021.

Em Sertãozinho, a comitiva desembarca pela manhã da terça-feira com algumas visitas na agenda. A diretoria da Canaoeste irá receber os membros a partir das 13h30, na sede da associação – Rua Dr. Pio Dufles, nº 532. “O nosso papel será apresentar as tecnologias, o nível de excelência e de desenvolvimento que oferecemos para mais de 2 mil produtores de cana associados a Canaoeste. A expectativa da visita é seguir com o nosso compromisso de desenvolver a cadeia, tendo a oportunidade de expandir nossa cultura e nosso modelo para o mundo, é muito bom servir de exemplo, isso significa que estamos no caminho, uma vez que nosso modelo de trabalho atual é de interesse para as outras instituições e almejados como algo a se atingir”, explica o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Aparecido Torcato.

Almir Aparecido Torcato, gestor corporativo da Canaoeste, recebe Comitiva das Filipinas nesta terça, 24, na sede da entidade em Sertãozinho

Ainda segundo Almir, a visita é um reconhecimento e uma validação que está sendo feito pela Canaoeste. “Apesar disso, abrir as portas para os produtores alcança um contexto ético, pois um dos princípios associativistas é a divisão e o compartilhamento de conceitos, tecnologia de maneira coletiva e colaborativa. Nós estamos abertos não só pra associações de outros países, mas para quem mais queira conhecer nosso trabalho ou nosso modelo de gestão.”

Ainda na Canaoeste, as Filipinas têm interesse em conhecer a estrutura da entidade com os serviços prestados aos associados há 77 anos, já que no país deles ainda não possuem esse tipo de instituição. “O SRA (Sugar Regulatory Administration) que nos acompanhará, terá contato com muitas coisas pela primeira vez e que para a gente já é da nossa rotina. Aqui irão conhecer a usina São Martinho, que é um exemplo para o país, também serão mostrados aos visitantes alguns manejos e tecnologias como MPB (Muda Pré-Brotada), variedades de cana, sistematização, métodos de plantio como Meiosi e Cantosi, entre outras práticas comuns em nossa região do centro-sul do País”, comenta Octavio Valsechi, professor da UFSCar, organizador da visita técnica.

Segundo dados apresentados pela Datagro, especialistas do setor sucroenergético projetam para a safra da cana-de-açúcar 2022/2023 no Centro-Sul do país, uma alta de 7,04% na safra, com expectativa de moagem total de 562 milhões de toneladas.

A comitiva ficará no Brasil entre 21 e 29 de janeiro, começando por Piracicaba, São Carlos, região de Sertãozinho e retornando para Piracicaba. Na agenda estão visitas a universidades, entidades e usinas.

Canaoeste de Sertãozinho

A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) tem 77 anos de atuação no setor e tem sede em Sertãozinho. Atende hoje mais de 90 municípios no estado de São Paulo, com 12 escritórios regionais. São mais de dois mil associados, que somam 3.500 propriedades e 40 unidades produtoras em mais de 120 mil hectares, somando sete milhões de toneladas de produção de cana-de-açúcar em 2022.