Há 18 anos no rádio: conheça a Susu da Clube - Juliana Rangel

Há 18 anos no rádio: conheça a Susu da Clube

Compartilhe:

Suelem Calado, conhecida como “Susu da Clube”, é uma radialista e locutora natural de São Carlos, interior de São Paulo, mas vive em Ribeirão Preto há 12 anos devido a transferência de trabalho do Sistema Clube de Comunicação, onde está há 18 anos.

Na programação da rádio, se apresenta diariamente das 18h às 22h. Em suas redes sociais, tem mais de 64 mil seguidores no Instagram e 230 mil seguidores em sua página profissional do Facebook.
É mãe, namorada e psicóloga (com atendimentos individuais e casais/familiares nos formatos presencial e online), especialista em teoria psicanalítica, e em breve neuropsicóloga.

Como psicóloga oferece psicoterapia e avaliação psicológica em seu consultório particular no centro da cidade. Também trabalha com offs institucionais, comerciais e plástica de rádio e TV.

Para falar melhor sobre sua história, Susu participou do Podcast Pode Mulher. Acompanhe:

Juliana Rangel: Susu, me fala uma coisa… você nasceu em São Carlos, como que o rádio entrou na sua vida?

Suelem Calado: Eu sempre fui muito falastrona, sempre fui muito assim, na época de escola, tinha que fazer as leituras e a professora já pedia pra mim. Mas, não pensava em rádio. Quando eu era criança já exista Raul Gil e as pessoas, às vezes, falavam pra minha mãe: ‘’leva ela no Raul Gil, ela gosta de falar, de dançar’’, e depois começaram a falar pra mim ‘’você devia fazer alguma coisa em rádio’’.

Mas, qual que é a ideia que a gente tem de rádio? Gente, aquilo lá é lugar de artista e eu não sou artista. Como que eu vou fazer pra chegar lá? Mais tarde um pouco, na adolescência, quando eu descobri como que fazia para trabalhar no rádio, ainda sim era inacessível, era muito caro um curso de rádio. Então, eu ficava só na ideia mesmo: ‘’ai gente, bem que eu queria… obrigada por você achar minha voz legal, obrigada por achar que eu falo bem’’, mas não me parecia uma possibilidade.

Juliana Rangel: Você nunca atuou em Letras? Não deu nem tempo?

Suelem Calado: Não! Eu já trabalhava no rádio né, também foi uma oportunidade assim, eu fiz Prouni, passei e falei ‘’vou fazer’’, e aí fui transferida pra cá no último ano da minha faculdade. Então, quando eu voltei a ter a possibilidade, eu poderia ou concluir Letras e aí eu resolvi começar do zero porque eu sou um pouco doida mesmo.

Juliana Rangel: E aí você deixou o curso, abandonou o curso?

Suelem Calado: Sim, e aí comecei Psicologia e aí fui até o fim.

Juliana Rangel: A gente tá falando de 18 anos de rádio, hoje você tem um filho de 18 anos, ou seja, eu queria que você contasse também um pouco da história da Susu mais pro lado pessoal viu, gente? Na verdade, ele veio junto quando você começou no rádio, né?

Suelem Calado: Ele tinha um ano quando eu comecei no rádio, esse evento que eu falei para você que eu falei que o locutor ouviu, foi no dia que eu estava voltando de férias, meu filho tinha um ano e aconteceu esse lance. Então assim, ele era bem pequenininho, meu filho não chegou a andar de ônibus, mas nessa época eu andava de ônibus com ele, ele não chegou.

Depois disso, minha vida mudou muito rápido assim quando eu entrei na rádio. Fui uma mãe solteira, aos 21 anos me descobri grávida e aí eu não saí da minha casa, fiquei morando com os meus pais até porque bebê, primeiro neto.

Juliana Rangel: Eu acho que quando você entrou pro rádio, tinha muito preconceito com mulher, não tinha? Quase não existia locutora mulher.

Suelem Calado: Sim, nossa, e tipo assim ‘’quem é essa mulher né?’’, porque assim dá essa impressão, eu sei que a gente é sexy, maravilhosa, delícia, mas a gente não usa disso o tempo todo. Só que dá a impressão que onde tem uma mulher, tem uma proposta sensual. Então, quem é essa mulher? Por que ela tá aí? É amiga de quem? Como que ela chegou? Que papel ela vai fazer no rádio?

Fui fazendo as coisas se encaixarem né Jú, porque acho bom a gente não ter essa ilusão de que ‘’ah, foi tudo dando certo na minha vida’’, não, deu coisa errada pra caramba, inclusive, eu só cheguei aonde eu cheguei porque tudo que eu planejei deu errado, só que aí a gente vai ajustando.

Juliana Rangel: Você conseguiu se posicionar né, Susu? E assim, e o principal, é ter o respeito né, as pessoas enxergarem a Suelem profissional do rádio, que tá ali pra somar, com o seu respeito, com o seu papel ali, né?

Suelem Calado: E felizmente, eu tenho uma amizade tão grande com as esposas aqui, que elas me encontram na rua e falam ‘’eu vou tirar uma foto e mandar pro meu marido que te encontrei’’, então não tem esse ciúme.
Eu consegui fazer esse papel de mulher que é sua amiga (das esposas), mulher que é comunicadora do rádio… não tô aqui pra roubar marido de ninguém, Deus o livre, não arrumei nem pra mim (risos).

Confira abaixo a entrevista completa no Podcast Pode Mulher: