Vendas do Comércio de Ribeirão Preto caem -6,88% em janeiro - Juliana Rangel

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto caem -6,88% em janeiro

Compartilhe:

As vendas no Comércio de Ribeirão Preto caíram -6,88% em janeiro de 2023, na comparação com o mês anterior, ou seja, dezembro de 2022. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas.


“O período que compreende os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, costumam ser de vendas mais baixas. O desempenho de janeiro só está acompanhando essa tendência histórica. Muitos consumidores começam o ano pagando parcelas de compras de Natal, IPVA, IPTU, matrículas dos filhos na escola, materiais escolares, enfim, uma série de obrigações que faz os brasileiros comprarem menos”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

E-commerce
Nesta edição da pesquisa, o CPV também investigou a representação das vendas online no Comércio Varejista de Ribeirão Preto. O levantamento apontou que, em janeiro desse ano, 24% das vendas foram por canais digitais.

Pesquisa também investigou a representação das vendas online no Comércio Varejista de Ribeirão Preto

Meios de pagamento
Também foram pesquisadas as formas de pagamento mais usadas pelos consumidores. Destaque para a modalidade cartão de crédito (37,5%), seguida por cartão de débito (22,5%), boleto (15%), dinheiro (12,5%) e pix (12,5%). “Um detalhe interessante: somando as modalidades dinheiro, cartão de débito e pix, chegamos a 47,5% das transações realizadas com pagamento à vista. Significa que os consumidores preferiram comprar produtos de menor valor evitando parcelas futuras e o comprometimento da renda nos primeiros meses do ano”, destaca o pesquisador.

Empregos
No último mês de janeiro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve queda de -6,25%, muito pela dispensa de colaboradores temporários contratados para o final de 2022.

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para o primeiro trimestre de 2023 (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 3,4 pontos, em janeiro (ante 2,8 pontos em dezembro de 2022), classificado como positivo.
Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,6 pontos, em janeiro (ante 2,9 pontos em dezembro de 2022), também positivo.


“Aos poucos o Comércio Varejista de Ribeirão Preto vai retomando a confiança na medida em que as questões políticas vão se resolvendo, em nível nacional. O que se espera agora são medidas de estímulo à economia que precisa continuar em ritmo de recuperação, sem retrocessos. O Brasil não pode parar e, para isso, precisamos de um mínimo de segurança e estabilidade”, finaliza o pesquisador.