Academia Livre de Música e Artes abre novo processo de inscrições para cursos gratuitos para 2023 - Juliana Rangel

Academia Livre de Música e Artes abre novo processo de inscrições para cursos gratuitos para 2023

Compartilhe:

A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) está com novas inscrições abertas para a seleção de alunos para este ano de 2023, nas áreas de canto coral e instrumentos musicais. O prazo para os interessados se inscreverem vai até o dia 6 de abril, direto no site da instituição.

Para quem quer estudar música, há vagas nos cursos de violino, viola, flauta transversal, contrabaixo e percussão (para jovens de 13 a 21 anos, em nível intermediário e avançado) e canto coral infantil (crianças de 8 a 12 anos, iniciantes).

“É uma nova chance para os jovens da região de Ribeirão Preto participarem das atividades da Alma, uma experiência única, já que muitos dos nossos recitais e concertos são realizados no campus da USP de Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II, em ocasiões muito especiais”, comenta o coordenador pedagógico da Alma, Ladson Bruno Mendes.

Aula clarinete 4 – Prof. Igor Toledo

O coordenador explica que as audições são oportunidades para os futuros alunos mostrarem seu potencial, com ou sem experiência. “Há quase nove anos realizamos um trabalho de formação e preparação de alunos para o mercado de trabalho e também para a universidade. E é sempre muito empolgante essa expectativa para receber novos alunos”, comenta.

A Academia Livre de Música e Artes atende cerca de 200 alunos e as audições têm o objetivo de preencher as vagas abertas pelos alunos que entraram na universidade e/ou saíram do grupo por outras razões. Esse preenchimento de vagas ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre.

Como se inscrever:

Além da inscrição no site, os candidatos de instrumentos devem enviar um vídeo de, no máximo 3 minutos, gravado na horizontal, com uma peça musical de livre escolha, que explore ao máximo as habilidades artísticas e técnicas do seu instrumento. O vídeo deve ser enviado até o dia 9 de abril, para o e-mail: academialivredemusicaeartes@gmail.com ou pelo Whatsapp (16) 991645310, com o nome completo do candidato.

Já os candidatos de canto coral infantil devem comparecer ao Centro Cultural Palace (Rua Alvares Cabral, 322 – Centro – Ribeirão Preto), no dia 13 de abril, às 18h30, para a primeira aula com a professora Snizhana Drahan.

Em 2023, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Santa Helena Industria de Alimentos S/A e GSInima Ambient; Suíte – Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária – São Domingos  Industria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin.

As inscrições podem ser feitas no site: https://www.almarp.com.br/audicao/audicoes-2-1o.-semestre-de-2023 até o dia 6 de abril.


Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.  Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.