Colecionadores participam de encontro em Ribeirão Preto - Juliana Rangel

Colecionadores participam de encontro em Ribeirão Preto

Compartilhe:

Colecionar, seja lá o que for, desde selos, moedas, cartões postais e figurinhas até veículos antigos, é uma grande paixão para muitas pessoas. Em busca daquela “peça especial”, colecionadores não poupam esforços – e, muitas vezes, nem mesmo dinheiro.
Entre os dias 31/03 e 02/04, muitos se reunirão em Ribeirão Preto para mais uma edição do Encontro Filatélico e Numismático, que neste ano acontece no Hotel Nacional Inn (Rua Duque de Caxias, 1313 – Centro), com entrada gratuita. Será a décima edição do evento, que desde 2019 faz parte do calendário oficial de eventos do município.


Além de colecionadores de selos (filatelistas) e moedas/cédulas (numismatas), o encontro promete reunir apaixonados por diversos itens. O engenheiro Reinaldo Macedo é um deles. Há alguns anos chegou a fazer uma viagem ‘bate e volta’ para Nova Iorque apenas para participar de um leilão de selos, mas uma das peças mais queridas de sua coleção veio de forma inusitada.


“Estava fora do Brasil e queria muito um telegrama que seria leiloado por aqui. Dei carta branca para um amigo adquiri-lo, mas ele não conseguiu. Para minha surpresa, poucos dias depois, no Natal, fui presenteado pela minha esposa com a tal peça”, conta Macedo, atual vice-presidente da FIP – Federação Internacional de Filatelia e ex-presidente da FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia.


Paixão semelhante tem o engenheiro e professor universitário Leonardo Romano, mas no caso por cartões postais de estádios. Tudo começou em 1981, quando recebeu de um amigo um postal do Estádio San Siro, o famoso Giuseppe Meazza, de Milão, na Itália. De lá pra cá já são cerca de 7.000 postais. “Sou apaixonado por futebol desde garoto, herança do meu saudoso pai, e achei muito interessante ter as fotos dos principais estádios do mundo”, conta ele, sobre o início da coleção.


Durante o encontro da próxima semana, inclusive, será realizado uma reunião exclusivamente de apaixonados por postais, chamada de Encope. “Já temos confirmados cerca de 20 colecionadores, de vários estados”, revela Romano.

SERVIÇO
Encontro Filatélico e Numismático de Ribeirão Preto
Datas: 31/03, 01 e 02/04 (sexta, sábado e domingo)
Horário: 9h às 19h
Local: Hotel Nacional Inn – Rua Duque de Caxias, 1313 – Centro
Informações: marciojavaroni@gmail.com | (16)99208-4448 (whats) | (16)98176-4000
Entrada gratuita

PRIMEIRO ENCONTRO ACONTECEU EM 2010

O primeiro Encontro Filatélico de Ribeirão Preto foi realizado em 2010, durante a Expofinter – Exposição Filatélica do Interior de São Paulo. “Foi o início de tudo, bem modesto. Naquela oportunidade só tivermos colecionadores de selos”, conta o jornalista Marcio Javaroni, organizador do evento.
A numismática só ganhou espaço em 2014, na quinta edição do evento, que passou a se chamar Encontro Filatélico e Numismático de Ribeirão Preto. “Hoje, além de selos, moedas e cédulas, temos colecionadores de postais, miniaturas, cartões telefônicos, antiguidades e figurinhas, entre outros. É um grande encontro do colecionismo”, completa.

EVENTO VAI TER SORTEIO DE SELO RARO, PALESTRAS E LANÇAMENTOS

Entre as atrações do Encontro Filatélico e Numismático, que tem entrada gratuita e vai acontecer em um espaço com mais de 200 metros quadrados no Hotel Nacionai Inn, estão o sorteio de um exemplar do Olho de Boi, o primeiro selo do Brasil, lançado em 1843, e de uma coleção de medalhas comemorativas da Copa do Mundo.
“Nossa grande preocupação é manter viva a raiz do colecionismo”, afirmam os comerciantes Sérgio Lanzoni e Josmar Rodrigues, que organizarão o sorteio.
Serão lançados durante o evento um selo personalizado e uma cédula comemorativa em homenagem ao Encontro.
Também serão realizadas palestras sobre o colecionismo de moedas, cédulas e medalhas, ministrada pelo presidente da Sociedade Numismática Brasileira Gilberto Tenor, e sobre coleções de selos, por Rogério Dedivitis, presidente da Federação Brasileira de Filatelia.

A ORIGEM DAS COLEÇÕES

O hábito de colecionar não é novo. E mais do que simplesmente juntar objetos, ele ajudou, ao longo do tempo, a preservar a história da humanidade.
Após estudar os motivos que levam pessoas a gastar dinheiro adquirindo “coisas velhas e os guardando em caixas e estantes”, o pesquisador alemão Phillip Blom escreveu o livro Ter e Manter (Record, 308 páginas), no qual explora a história de uma compulsão que remete aos tempos medievais.
Para a psicologa Sabrina Muller, esses motivos podem ser vários, como, por exemplo, culturais, familiares, históricos e filosóficos. “O ato de juntar algo, colecionar peças, para algumas pessoas dá prazer, fazendo o cérebro liberar dopamina e, por consequência, trazendo sensação de bem-estar”, afirma.

“Moeda de Ribeirão” é famosa entre os colecionadores

Contam que no final dos anos 30 um torneiro da Vila Tibério começou a “fabricar” moedas de 500 réis. De tão parecida com as originais, as moedas eram facilmente aceitas pelo mercado. A única diferença foi justamente o detalhe que teria salvado o torneiro da prisão: o ano gravado nas moedas. Naquelas hoje conhecidas como “Falsas de Ribeirão Preto” estava gravado 1929, ano no qual não foram cunhadas moedas de 500 réis. Esse argumento supostamente teria sido usado pelo advogado do engenhoso torneiro para que o cliente respondesse por simulação – e não falsificação – de dinheiro.

QUER AVALIAR UMA MOEDA, SELO OU OUTRO ITEM? O ENCONTRO É O LUGAR!

A cena é comum: de repente você encontra uma moeda perdida numa gaveta, presente do avô. A dúvida é inevitável para que não conhece: será que ela vale algo? A resposta para a pergunta pode estar no Encontro Filatélico e Numismático de Ribeirão Preto.
“É muito comum as pessoas encontrarem algum item antigo e terem essa curiosidade. Até mesmo moedas em circulação, como algumas de R$ 1, podem ter um valor acima do facil”, explica Marcio Javaroni. “Como teremos colecionadores e comerciantes durante o Encontro, eles podem tirar essas e outras dúvidas, além de orientar quem queira se iniciar no mundo do colecionismo”, completa o organizador.