Dia do Cacau é comemorado em 26 de março: entenda os benefícios desse ativo para a pele - Juliana Rangel

Dia do Cacau é comemorado em 26 de março: entenda os benefícios desse ativo para a pele

Compartilhe:

No ano passado, 33 indústrias brasileiras de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos participaram do Cosmoprof Worldwide Bologna, na Itália, que é a maior e mais importante feira de beleza do mundo. Dos produtos apresentados no evento, 63,6% usavam ingredientes da biodiversidade brasileira, entre eles, o cacau, um dos ingredientes naturais mais usados pela indústria cosmética.

O Dia do Cacau é comemorado no Brasil em 26 de março e de olho nos seus benefícios, Flávia Villela, que é médica especialista em Dermatologia, explica que alguns cosméticos são ricos em ativos naturais por infinitas possibilidades de manuseio em consultório, como é o caso dessa fruta, considerada a principal matéria-prima para a produção da paixão nacional: o chocolate, e que ainda compõe maquiagem, produtos capilares e para a pele.

‘’Além da melhora na sensação de bem-estar e relaxamento, o extrato de cacau traz vários benefícios para o corpo e pele. É um dos melhores antioxidantes naturais existentes, ou seja, ele combate os radicais livres, substâncias tóxicas às células e que prejudicam a saúde da pele. Nos cosméticos, por exemplo, também se destaca pela textura, aroma e coloração’’, diz.

Também contribui para a nutrição dos tecidos cutâneos e até para a saúde e a vitalidade dos cabelos, afinal, é um ativo rico em vitaminas A, B1 e E, e minerais importantes como Ferro, Magnésio e Zinco. ‘’O cacau é um excelente anti-inflamatório e conta com propriedades hidratantes e relaxantes, por isso, pode ser associado a tratamentos estéticos e dermatológicos, sem contar que é um aliado na rotina de beleza. Os pacientes adoram porque a pele ganha mais maciez, suavidade, jovialidade instantaneamente’’, ressalta a especialista.

Flávia Villela, médica especialista em Dermatologia, fala sobre o assunto do release

Tratamentos de consultório

Por esse potente ativo natural oferecer hidratação, nutrição e rejuvenescimento, acaba sendo muito requisitado em algumas fórmulas cosméticas que pretendem proteger a pele. Flávia Villela fala sobre a importância do cacau para os tratamentos de consultório: ‘’O cacau quando testado dermatologicamente, atua na devolução de viço, brilho e previne o envelhecimento precoce, tanto que pode ser encontrado facilmente em máscaras faciais, corporais e capilares’’.

Para fins estéticos, é aproveitado a semente e fruto. A médica esclarece que a melhora da nutrição da pele é um fator determinante ao sucesso de tratamentos de consultório com cacau, uma vez que o extrato é indicado para tratar celulite, varizes, olheiras, além de problemas circulatórios em geral. Os cosméticos podem ser usados em formulações de cremes, géis e loções, xampus, condicionadores e sabonetes.

O cacau, potente ativo natural, oferece hidratação, nutrição e rejuvenescimento para a pele