MAIS DE UMA DÉCADA NA CULTURA: CONHEÇA OS GÊMEOS DO CINEMA DE RIBEIRÃO PRETO - Juliana Rangel

MAIS DE UMA DÉCADA NA CULTURA: CONHEÇA OS GÊMEOS DO CINEMA DE RIBEIRÃO PRETO

Compartilhe:

André e Marcos de Castro, conhecidos como os Gêmeos do Cinema, atuam na cultura desde 2010, em Ribeirão Preto. Começaram com o sucesso do cineclube Cine Fórum, passando por três edições do Festival de Cinema de Ribeirão Preto, duas mostras competitivas de audiovisual, eventos literários, entre outros.

Já realizaram uma websérie de seis episódios, doze curtas-metragens e três longas-metragens. Dirigiram os Estúdios Kaiser de Cinema (São Paulo Film Commission) no município, de 2011 a 2013.

Atuam também como produtores executivos em eventos importantes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (que realiza a FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), na Casa da Memória Italiana, Queima do Alho e Ribeirão Country Fest.

Atualmente estão na realização de mais um longa-metragem, uma série e na produção executiva de mais dois longas-metragens. Além disso, são críticos de cinema, comentaristas de cinema na rádio CBN Ribeirão Preto e especialistas em projetos realizados pelas Leis de Incentivo à Cultura.

Para falar melhor sobre sua história, os Gêmeos do Cinema participaram do Podcast Juliana Rangel News. Acompanhe:

Juliana Rangel: O Rubens, na verdade, foi a grande inspiração pra vocês assim, no sentido de quando vocês começaram lá atrás e já entender toda a atuação que ele sempre teve, a importância dele nessa área, né? Vocês gravaram o documentário com Rubens Ewald Filho ali na Feira do Livro mesmo?

Marcos de Castro: Ali no teatro, fomos para um cantinho e gravamos.

André de Castro: Mas, ele pediu para as pessoas se afastarem para não atrapalhar o som dele porque ele sabia que era para um documentário e desde então, muitas idas ao ano, nós tínhamos que ir pra lá, para São Paulo, só que tinha uma data que era precisa, comemorar o Natal e o Ano Novo entre os dias 26 e 29 de dezembro, então era meio que um fato.

Marcos de Castro: Era uma pequena ceia entre amigos, com muito filme e trocas de presentes e nós conversávamos, fazíamos quais seriam os novos artigos, os novos projetos e tudo mais. E essa amizade foi crescendo e virou trabalho e amizade.

André de Castro: E foi quando ele deu o apelido de Gêmeos do Cinema, isso veio dele. Ele tava em Ribeirão Preto quando ele falou: ‘’esses são os Gêmeos do Cinema e eu sou o padrinho deles’’ e aí ele deu o apelido que ficou a partir de 2011.

Marcos de Castro: Isso foi um ano antes do Estúdios Kaiser chegar na nossa vida.

Juliana Rangel: E toda essa produção de vocês, como é que a gente tem acesso? Onde geralmente é exibido? Porque também cada trabalho é uma forma, é um caso.

André de Castro: Ótima pergunta.

Marcos de Castro: Os nossos oito primeiros curtas estão no nosso site, “Os Enclausurados’’ e ‘’Fale baixo porque os letreiros têm ouvidos’’ que é o curta dessa produção virtual, ganhamos o edital do Cultura em Casa para sair esse ano, o ‘’Eucêntrico’’ acabou de ficar pronto, nós vamos ver qual vai ser o futuro do ‘’Eucêntrico’’.

André de Castro: E a ‘’Bond Music’’, a websérie, está tanto no nosso site, como também vai estar no Cultura em Casa, nós ganhamos outro edital.

Marcos de Castro: Nós ganhamos outra vez o edital e ‘’A verdadeira inclusão’’ que é o documentário do Reinaldo, nós vamos liberar pelo nosso canal do Youtube e site de forma gratuita também, até porque a história é importante.

Juliana Rangel: Vocês já tiveram trabalhos exibidos no Canal Brasil ou não?

André de Castro: Canal Brasil ainda não, mas eu acredito que ‘’A verdadeira inclusão’’ com Reinaldo…

André de Castro: Mas eu acho que ‘’A verdadeira inclusão’’  e ‘’Fale baixo porque os letreiros têm ouvidos’’ são projetos que nós vamos tentar pelo Canal Brasil e até porque nós estamos esse ano preparando o nosso novo edital, que nós fomos contemplados no ano passado, para poder fazer uma série de comédia em Ribeirão Preto lá pra julho.

André de Castro: Uma série de comédia syfy, vai ser bem divertida, sobre o mosquito da dengue de outro planeta.

Confira abaixo a entrevista completa no Podcast Juliana Rangel News: