MUSEU DA REGIÃO promove palestra temática para celebrar os 53 anos da instituição - Juliana Rangel

MUSEU DA REGIÃO promove palestra temática para celebrar os 53 anos da instituição

Compartilhe:

Em dezembro de 1968, a casa da família Portinari foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, e em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970.

Em comemoração aos seus 53 anos, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, vai realizar, na próxima quarta-feira (14), às 19h, a palestra “Celebrando a Casa de Candinho: 53 anos de histórias e memórias”, ministrada pela museóloga Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.

Além disso, a programação também traz, no sábado (11) e domingo (12), das 10h às 16h, a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Já no domingo (12), o Museu Casa de Portinari realiza a ação “Brincando de Contar”, no projeto “Domingo com Arte”. A partir das 10h, a artista Rita Luciano vai pintar o rosto da criançada com a temática de paisagem e bichos, seguida de uma oficina. Logo depois, Tino Nascimento vai contar histórias que abordam a importância de escovar os dentes, não desistir dos obstáculos, palavras mágicas do dia a dia e como se aceitar do jeito que se é.

VISITAÇÃO

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.