Novas bibliotecas da região são revitalizadas - Juliana Rangel

Novas bibliotecas da região são revitalizadas

Compartilhe:

O projeto “Revitalização de Bibliotecas” foi realizado nas cidades de São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Guará, no interior de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS). O projeto é uma idealização da jornalista e pesquisadora, Adriana Silva, desenvolvido através de uma parceria entre a Usina Alta Mogiana, com o apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

As entregas oficiais das bibliotecas foram realizadas nas últimas semanas. A primeira a receber foi a APAE de São Joaquim da Barra, no dia 24 de fevereiro. No dia 3 de março foi a vez da Casa do Menor Santa Lúcia e o CEPIM Odette Dip Badran (Centro de Proteção à Infância e Maternidade), também em São Joaquim da Barra. No mesmo dia, em São José da Bela Vista, a EMEB João Justino de Medeiros também recebeu seu novo espaço de leitura revitalizado e no dia 9 de março, a inauguração foi em Guará, na Casa da Criança. Para comemorar, as crianças das entidades participaram de sessões de contação de histórias com os atores Ademir Apparício Júnior e Gracyela Gitirana. 

Para a idealizadora do Revitalização de Bibliotecas, Adriana Silva, projetos como esse só conseguem ser realizados através do apoio de empresas privadas e instituições culturais. “O objetivo é proporcionar o acesso à leitura e atrair, cada vez mais, novos leitores. É através do apoio de empresas que estamos conseguindo proporcionar nas cidades da região de Ribeirão Preto novos espaços públicos de leitura, visando atrair não só os jovens, mas também seus familiares”, mostra.

A Usina Alta Mogiana – empresa parceira na realização do projeto – tem em seu DNA o estímulo à promoção da educação e da cultura. Segundo a gerente de gestão e pessoas da usina, Vera Lúcia Martins Guedes, o projeto é uma forma de proporcionar vida nova aos espaços, fomentando a literatura e investindo em novos leitores. “A leitura traz inúmeros benefícios para a evolução do indivíduo. Quanto mais cedo essa prática for fomentada, melhor. O contato com os livros só traz benefícios para as pessoas”, reforça.

Parceria literária

O processo de revitalização das bibliotecas, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, foi iniciado com visitas de diagnóstico para melhorias nas bibliotecas selecionadas. Depois, foram levantadas todas as necessidades, elencando as instituições com o acervo de livros mais defasados e que exigiam benfeitorias na estrutura da sala, como pintura, instalação de ar-condicionado e manutenção do mobiliário. “Muitas entidades nos procuram pedindo apoio e, durante esse período, colocamos no radar pedidos voltados para bibliotecas que ainda não foram beneficiadas”, destaca Vera Lúcia Martins Guedes.

O projeto também beneficiou a Biblioteca Lucília Junqueira de Almeida Prado, mantida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, através da compra de novos livros para seu acervo literário.

Biblioteca Apae São Joaquim da Barra

Biblioteca Apae São Joaquim da Barra

Casa da Criança Guará

Casa do Menor Santa Lúcia São Joaquim da Barra

CEPIM Odette Dip Badran São Joaquim da Barra

CEPIM Odette Dip Badran São Joaquim da Barra

EMEB João Justino de Medeiros São Joaquim da Barra

EMEB João Justino de Medeiros São Joaquim da Barra