Ribeirão Preto se candidata para receber Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 - Juliana Rangel

Ribeirão Preto se candidata para receber Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023

Compartilhe:

Promovido desde 2018 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, o tradicional Festival Paralímpico Loterias Caixa comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro). A novidade para 2023 é que o festival será realizado em duas etapas, a primeira no dia 20 de maio e a segunda em 23 de setembro.

O CPB divulgará as cidades participantes no dia 24 de março, e Ribeirão Preto é uma das candidatas a receber o evento.

O Festival tem a finalidade de proporcionar a crianças com deficiência e crianças sem deficiência (até 20%) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional.

Ribeirão Preto está em uma condição diferente das demais cidades, pois é sede do Centro de Referência Paralímpico, um programa do CPB em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Escola de Educação Física e Esportes da USP de Ribeirão (EEFERPUSP), o que lhe confere posição de destaque em um seleto grupo de cidades, incluindo algumas capitais, como Manaus, Rio de Janeiro, Campo Grande, Recife, Salvador e a capital São Paulo, além de outras, de forma a garantir a execução do Festival com apoio do CPB.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes, já em 2022 foram 105 sedes atendendo 16 mil crianças. Caso Ribeirão Preto seja contemplada novamente, as atividades ocorrerão nas dependências da Cava do Bosque.

As atividades deste ano ainda não foram escolhidas, mas em breve serão divulgadas pela coordenação local do Centro de Referência/Secretaria de Esportes, bem como o formato de inscrição e locais de execução das atividades.

 O que se sabe é que será mais uma grande celebração dos esportes e do movimento paralímpico, das comemorações dessas datas fundamentais para o fortalecimento da causa paralímpica e referenciando cada vez mais Ribeirão Preto no cenário paralímpico nacional.