Vendas do Comércio de Ribeirão Preto se recuperam e crescem 5,8% em fevereiro - Juliana Rangel

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto se recuperam e crescem 5,8% em fevereiro

Compartilhe:

As vendas no Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento de 5,8% em fevereiro de 2023, na comparação com o mês anterior (janeiro) quando o desempenho registrou queda de -6,88%. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas.

“É uma importante recuperação impulsionada principalmente pelo carnaval que sempre acaba movimentando o Comércio”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

EMPREGOS
No último mês de fevereiro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve alta de 1,7%, acompanhando o reaquecimento das vendas.

ÍNDICE DE CONFIANÇA
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 2,8 pontos, em fevereiro (ante 3,4 pontos em janeiro), classificado como de moderado para positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,2 pontos, em fevereiro (ante 3,6 pontos em janeiro), considerado positivo.

“Essa queda do índice em fevereiro se deve muito a fatores como a volta da cobrança de PIS/Cofins e da Cide, para a gasolina e o etanol, o que deve gerar aumento de preços em cascata e pressão inflacionária com novas elevações da taxa de juros. Essa sequência lógica não estimula o consumo”, analisa o pesquisador.

Ainda segundo Galli, o levantamento revela que ainda há grande insegurança do Comércio Varejista em relação ao novo governo. “A expectativa dos lojistas era de que o governo apresentasse uma política econômica mais clara, que incentivasse o consumo e oferecesse um mínimo de previsibilidade, mas não é o que vem acontecendo. Daí a importância do Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL que captura a leitura dos lojistas sobre o cenário, mês a mês, o que já ajuda muito no planejamento e nas tomadas de decisões, pelo menos as de curto e médio prazos”, explica.

AGRISHOW
A pesquisa também buscou mapear a expectativa do Comércio local para a Agrishow 2023, maior feira de Agronegócios da América Latina, que será realizada de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto. Apurou que 50% dos lojistas entrevistados esperam um impacto positivo, enquanto os outros 50% avaliam que o evento não influenciará nos negócios. A projeção é de que a Agrishow gere um incremento de 6,7% nas vendas, no período em que a feira será realizada. Em especial para os ramos do comércio e de serviços, ligados aos segmentos de hotelaria, bares, restaurantes, locação de imóveis para curto período, postos de combustíveis, lojas de conveniência, estacionamentos, supermercados, entre outros”, finaliza o pesquisador.