De olho na crescente do crédito privado no agronegócio, Galapagos Capital se destaca em primeira participação na Agrishow - Juliana Rangel

De olho na crescente do crédito privado no agronegócio, Galapagos Capital se destaca em primeira participação na Agrishow

Compartilhe:

A Galapagos Capital, empresa independente de investimentos com R$ 13 bilhões sob gestão, participa pela primeira vez da maior feira do setor de agronegócios da América Latina, a Agrishow. Nem mesmo o feriado interferiu na proporção do evento: de 1º a 5 de maio, na cidade de Ribeirão Preto (SP), a Galapagos terá uma programação especial voltada para o tema da feira em seu estande de 100m2, por onde passarão mais de 150 mil pessoas – público estimado da Agrishow 2023.

Entre as presenças confirmadas estão a economista-chefe da Galapagos Capital, Tatiana Pinheiro, o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues e Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp. Primeira empresa a lançar a modalidade Fiagro no mercado – que é considerada um instrumento importante e versátil para suprir a demanda do agronegócio, a Galapagos atua provendo funding e estruturando operações de crédito privado via mercado de capitais (Fiagros, CRAs, FIDCs, entre outros). 

“O agronegócio gera milhares de empregos e movimenta a economia. As demandas dos clientes do setor têm sido cada vez mais sofisticadas e, para atendê-los, oferecemos diversos produtos, como Crédito Estruturado, Fusões e Aquisições, gestão de investimentos no Brasil e no exterior, seguros, câmbio, consultoria de gestão financeira e consultoria de investimentos. É natural que aconteça essa aproximação cada vez maior, principalmente por sermos pioneiros no lançamento do Fiagro”, explica Ricardo Ticoulat, sócio e gestor da Galapagos Capital.

O executivo reforça a importância dos investimentos vinculados ao agronegócio para a gestora: “temos equipes especializadas em originação, análise de crédito, estruturação, colocação e monitoramento. Mantemos negócios e relacionamento com toda a cadeia do agronegócio: produtores rurais, cooperativas, usinas de açúcar e álcool, distribuidores de insumos, logística e indústrias, em todas as regiões do Brasil”, conta Ticoulat.

O movimento da empresa vem ao encontro do atual contexto do agronegócio no Brasil, que  conta cada vez mais com a participação do setor privado para manter seu status – o agro atualmente representa 30% do PIB nacional, sendo que de 20% a 30% dos investimentos provêm de crédito privado, de acordo com dados de  2021 e 2022. Para ilustrar, basta acompanhar a curva de evolução de alguns ativos no Brasil: entre 2021 e 2022, houve aumento de 65% nas emissões de CRAs. Comparando fevereiro de 2022 com fevereiro de 2023, o volume de capital privado investido em Fiagro é 310% maior, atingindo os R$ 233 bilhões. 

O estande da Galapagos Capital estará aberto para visitação das 9h às 18h, em todos os dias que acontece a Agrishow 2023. Confira abaixo a programação completa:

1º de maio

Abertura

2 de maio

15h – Palestra com Tatiana Pinheiro, economista-chefe 

3 de maio

15h – Palestra com Roberto Rodrigues e Jacyr Costa Filho

16h30 – Happy Hour

4 de maio

Visita da faculdade Link School of Business

5 de maio

Encerramento da feira