O PROTAGONISMO FEMININO NO AGRO: CONHEÇA A LUTA DE CLAUDIA TONIELO - Juliana Rangel

O PROTAGONISMO FEMININO NO AGRO: CONHEÇA A LUTA DE CLAUDIA TONIELO

Compartilhe:

Cláudia Maria Tonielo é filha do empresário Antonio Eduardo Tonielo e da ex-prefeita de Sertãozinho Maria Neli Almussa Tonielo. Ela é mãe de dois filhos e avó, conciliando a sua carreira de sucesso com a vida pessoal. Hoje a família Tonielo concentra usinas de etanol, açúcar e cogeração de energia, concessionárias de veículos espalhadas pelo Estado, grãos e gados.

Formada em Direito, com cursos de Direito Penal e de Família, ela começou sua carreira como assistente judiciária da OAB, fazendo também estágio na Copercana.

Depois de um tempo foi trabalhar na Viralcool Sertãozinho, antiga Destilaria Santa Inês, fazendo as audiências trabalhistas da usina. Depois disso, surgiu a oportunidade de assumir a parte social da Viralcool Sertãozinho.

Ela atua na usina há 20 anos e, desde 2020, com o processo de Governança Corporativa, onde assumiu a Diretoria de RH do Grupo Viralcool e suas três unidades, sendo responsável por 4.500 pessoas diretamente.

É a única mulher na diretoria do Grupo, além de fazer parte do LIDE Agronegócio de Ribeirão Preto e também é membro do CEISE Br, de Sertãozinho. É reconhecida por sua luta pela inclusão das mulheres no agronegócio e vem trabalhando incansavelmente para isso.

Para falar melhor sobre sua história, Claudia participou do Podcast Pode Mulher. Acompanhe:

Juliana Rangel: Quem te acompanha vê que uma hora você tá aí, outra hora em outra unidade e é compromisso em São Paulo, principalmente com toda a parte do setor sucroenergético né, Claudia? Dos eventos, das participações.

Claudia Tonielo: E assim, é uma bandeira que eu abraço né Jú, da inclusão, da gente ter mais mulheres dentro do agronegócio também. Eu acho que a gente precisa ter um olhar diferenciado, as coisas mudaram, o mundo mudou… são coisas que a gente observando assim no dia a dia, no meu dia a dia de gestão, que o machismo existe.

Juliana Rangel: Do pouco que eu acompanho a história de vocês, todos vocês trabalham no grupo, a família, vocês estão lá presentes né?

Claudia Tonielo: A gente tenta levar uma vida assim também, uma vida bacana mas sem muita ostentação né porque meu pai passa muito isso pra gente né, Jú.

Juliana Rangel: A simplicidade dele né, Claudia?

Claudia Tonielo: Ele sempre foi. Meu pai acho que não gasta 1% do que ele ganha, mas ele fala que o principal objetivo dele é gerar empregos, é gerir famílias, contribuir com a economia do Estado e o que ele puder fazer nesse sentido.

Por isso que eu acho que é uma bandeira que eu defendo, eu fui criada nesses moldes né Jú e minhas irmãs também… e é uma bandeira que eu quero passar pra frente aí, sabe? E a mulher ser respeitada, a gente não quer ser igual, eu acredito que a nossa opinião tem que ser respeitada né.

Juliana Rangel: E você tem que ter essa postura também, e um pouco mais né Claudia porque é uma mulher à frente ali de tantos compromissos e um mundo machista.

Claudia Tonielo: E não é fácil Jú, é muito difícil porque é aquela coisa: ‘’você tem que ter argumento’’, às vezes um líder que seria um homem não precisa dar tanto argumento, principalmente quando você vai explicar isso para outros diretores que tão ali, a gente tem que ter um consenso.

Confira abaixo a entrevista completa no Podcast Pode Mulher: