AGRISHOW 2023: ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA DA AMÉRICA LATINA - Juliana Rangel

AGRISHOW 2023: ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA DA AMÉRICA LATINA

Compartilhe:

EMPRESAS FAZEM PARCERIAS ESPECIAIS PARA ALAVANCAR VENDAS NA AGRISHOW 2023

As fabricantes de máquinas vieram preparadas para realizar negócios durante a Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que se encerra nesta sexta-feira, dia 5 de maio. A Baldan, por exemplo, além das linhas tradicionais que todas praticam no mercado, oferece uma linha de financiamento diferente, com equalização de taxa (flet), com 12,5% para os compradores (80% dos negócios para os revendedores nos primeiros dias) e a empresa complementa com mais 3%. “O índice de 12,5% ainda é alto, mas está melhor do que a taxa atual praticada no mercado”, diz o diretor financeiro Eduardo Fernandes. Além disso, há uma linha própria para aquisição de dois produtos (uma pulverizadora e uma plantadeira) na feira, exclusivamente para as revendas da marca. Nessa linha foram usados 25% de R$ 30 milhões disponibilizados. 

A Kuhn tem parceria com o DLL, com taxa de 9,90% da Agrishow até o final de maio, para pagamento em até 36 meses, e taxa de 12,5% para cinco anos. “Tivemos bastante procura pelos produtores rurais, via revenda “, afirma a analista comercial Luciane Lechiu. A condição oferecida tem ajudado a alavancar os negócios. A Kuhn também está lançando na feira – e fazendo simulações – um consórcio com o Bradesco (até 90 vezes), que deverá entrar em operação pós-evento. 

A Jacto tem parceria estreita com o DLL, praticando uma linha similar ao Moderfrota (esta do governo federal), com taxa de 12,5%, mas com o cliente financiando até 85% do valor do negócio e pagando 15% à vista, com pagamento em até 60 vezes. “Está surtindo efeito e fizemos bons negócios, pois o produtor precisa de maquinários para a próxima safra”, informa o gerente nacional de vendas da Jacto, Marcos Aukar. Por meio dessa parceria foram realizadas 40% das vendas da empresa na feira, nos primeiros dias. 

Além dos bancos tradicionais, a Jumil fez um convênio especial com o Banco do Brasil, o BB Agro Parceria, com taxa de juros final de 14% ao ano. Segundo a coordenadora financeira, Andrea Silvestre, o convênio ajudou nas vendas e, nos três primeiros dias, a empresa negociou quase 30% do montante da edição de 2022. “Os dois últimos dias de feira são os melhores para fechamentos de negócios”, garante Andrea. O convênio não possui prazo determinado para terminar. 

“As vendas estão semelhantes ao ano passado e, se tivéssemos juros controlados, a situação seria melhor”, garante o membro do Conselho Administrativo da Tatu Marchesan, João Carlos Marchesan. A empresa faz financiamento com todos os bancos e os juros são negociados caso a caso, segundo Marchesan. 

A Stara Financeira é uma instituição de negócios exclusiva para financiar as concessionárias da Stara, que vão desde pagamentos semestrais (taxa de 13,5%) em planos de 24 e 36 meses até 6 anos (12,5% para o anual). Os recursos são oriundos da própria empresa e do BNDES. Essas condições são responsáveis por 40% dos negócios da Stara na Agrishow, segundo o coordenador nacional da Stara Financeira, Oberdan de Oliveira da Roza. 

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.

________________________________________________________________________________________________________________

TECNOLOGIA PARA PEQUENAS PROPRIEDADES É DESTAQUE NA AGRISHOW 2023 

A tecnologia que facilita a vida do produtor de pequenas propriedades tem espaço dentro da Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação e as expectativas das empresas são bastante positivas para esta edição da feira. Cortadores de grama, geradores, roçadeiras, sopradores, motosserras, lavadoras de alta pressão e ferramentas multifuncionais são alguns dos equipamentos oferecidos pelas expositoras com foco na agricultura familiar, construção civil, floresta e jardim.

“Estivemos na edição de 2019 e voltamos este ano com boas expectativas. A movimentação tem sido boa nos primeiros dias de feira e estamos com foco no fechamento de negócios nestes dois últimos dias”, afirma Patrícia Rollwagen, coordenadora de Marketing na Toyama do Brasil.

Além das vendas e prospecção de novos clientes, a participação na feira é vista pelas empresas como uma oportunidade de troca.  “Nosso propósito se fortalece em momentos de troca com nossos clientes e parceiros, absorvemos as constantes demandas e seguimos com o foco em evoluirmos os resultados”, diz o diretor de Marketing da Stihl, Rafael Zanoni.

default

Fluxo de visitantes dentro das expectativas e atenção especial ao fechamento de negócios na reta final. Para Veridiana Maia, da equipe de Marketing da Husqvarna, a presença da empresa reforça o espaço e a importância que o pequeno agricultor tem na programação da feira. “O produtor que pratica a agricultura familiar ou de subsistência entende as vantagens de lançar mão de tecnologias variadas nos equipamentos que utiliza na sua propriedade. São equipamentos que permitem sair do trabalho manual e evoluir, alcançando maior produtividade e resultados”, afirmou.

________________________________________________________________________________________________________________

PREFEITO DE RIBEIRÃO PRETO, DUARTE NOGUEIRA, ASSINA ORDENS DE SERVIÇOS PARA MELHORIA DA MALHA VIÁRIA

Em coletiva de imprensa na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, nesta quinta-feira (4/5), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, assinou duas ordens de serviços no projeto Ribeirão Mobilidade, que irá investir R$ 47 milhões em malha viária. 

“Ribeirão é uma cidade de médio porte e recebe grandes eventos internacionais como a Agrishow. Daí a importância de investir em infraestrutura urbana”, declarou Nogueira. Com as assinaturas das ordens de serviço, começam nos próximos dias as obras para construção do Trecho 1 do Corredor Leste-Oeste e do Corredor do Quadrilátero Central.

________________________________________________________________________________________________________________

EDUARDO NAVARRO É REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA SETORIAL DOS EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO DA ABIMAQ 

Eduardo Porto Navarro foi reeleito presidente da Câmara Setorial dos Equipamentos de Irrigação (CSEI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e assume a gestão do biênio 2023/2025 com os vice-presidentes Cristiano Del Nero, Antonio Alfredo Teixeira Mendes, Laércio José Lavor, Luiz Paulo Heimpel e Marcos Orlando Germek.  A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (3/5) na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

A CSEI apoia o desenvolvimento de agricultura sustentável com o uso inteligente dos recursos naturais graças à tecnologia agregada aos modernos sistemas de irrigação. Este trabalho ajuda a impulsionar o crescimento do setor e do país, pautando-se em ações como o levantamento da área irrigada e linhas de financiamento específicas e direcionadas como o Programa de Financiamento da Agricultura Irrigada (Proirriga).

default

“O Brasil precisa aumentar a produção de alimentos para exportação sem afetar o meio ambiente e sem expandir área plantada e um dos caminhos para isso é a irrigação. A CSEI tem realizado um excelente trabalho de esclarecimento sobre irrigação e o uso da água de maneira consciente para melhorar a produtividade na agricultura”, observou José Velloso, presidente executivo da Abimaq.

Eduardo Navarro reforçou o apoio da Abimaq ao trabalho da Câmara e ressaltou a educação como um dos focos de atuação da CSEI. “A irrigação é uma tecnologia que cresce 30% ao ano e rompeu a barreira dos 400 mil hectares irrigados no ano passado. Quando se ultrapassa patamares como esse, dificilmente se volta atrás. A indústria da irrigação está preparada para esse crescimento, temos recursos, inclusive os naturais como a água, mas ainda há um trabalho a ser feito na desburocratização do investimento nessa tecnologia”, enfatizou.

Navarro ressaltou ainda que a agricultura irrigada é a única tecnologia que entrega dois dígitos de produtividade a partir do momento em que se investe nela e será, certamente, a quarta revolução na agricultura. “Não precisamos abrir mais terras, derrubar mais árvores para aumentar a produtividade e fazer nosso papel na garantia de segurança alimentar para o mundo. Somos uma tecnologia limpa que cuida do meio ambiente e precisamos falar mais sobre isso”.