This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Instituto Geração Inclusiva promove 1° fórum de 2023 sobre capacitismo e mercado de trabalho
Compartilhe:O Instituto Geração Inclusiva abre agenda de eventos de 2023 sempre à frente de projetos de inclusão e acessibilidade por todo Brasil. Dessa vez, Bebedouro, cidade do interior de São Paulo, recebe o primeiro fórum de 2023 do Geração Inclusiva no próximo dia 6 de junho, com entrada gratuita.
Serão abordados temas como capacitismo e mercado de trabalho, entre outros. Na sequência, acontece um fórum especial em Ribeirão Preto sobre síndromes raras e não visíveis, seguido de edições em várias outras cidades.
O evento será a partir das 18h30, com coquetel de boas-vindas e credenciamento para imprensa, e abertura oficial às 19h30, no Centro Universitário de Bebedouro, que fica na Rua Orlando França de Carvalho, 325/326.
Participações do psicólogo Pedro Lomas, do administrador Rafa Ribeiro, que também é pós-graduado em Gestão de Pessoas, do empresário Francisco Carlos Bution e do pesquisador em Gestão do Conhecimento Robson Costa, que tem deficiência auditiva, já estão confirmadas.
Viviane Martini, fundadora e presidente do Instituto Geração Inclusiva, no fórum presencial de Sertãozinho #pracegover #pratodosverem – MULHER BRANCA, SORRINDO, CABELOS SOLTOS, CASTANHOS NA ALTURA DOS OMBROS, OLHOS CASTANHOS, VESTE BLUSA DE MANGA CURTA ESTAMPADA DE BEGE E PRETO, SAIA PRETA, COLAR PRETO. ESTÁ EM PÉ, DE FRENTE PARA A FOTO, BRAÇOS ESTICADOS AO LONGO DO CORPO. ENQUADRAMENTO JOELHO PARA CIMA. PARADA NA FRENTE DE UM PAINEL COM VÁRIAS LOGOMARCAS DE EMPRESAS. FIM DA DESCRIÇÃO.
Alessandra Trigo, pessoa com deficiência e servidora pública federal, também integra os debates, além da assistente social Adriana Simões, que é uma das mediadoras, junto com a professora em Educação Inclusiva Luciana Rodrigues.
Viviane Martini, que é fundadora e presidente do Geração Inclusiva, explica que, para 2023, um dos objetivos é ampliar a agenda de eventos para mais cidades e estados brasileiros, reforçando os pilares já criados no ano passado que são voluntariado (ultrapassando 200 pessoas), patrocinadores e apoiadores, além de maior proximidade com a iniciativa privada.
Ela também explica que o ponto forte dos fóruns do Instituto Geração Inclusiva, como o primeiro que acontece em Bebedouro, são os painéis. “Nos fóruns, o painel é o ponto focal, onde debates com temas acerca da inclusão são promovidos. Criamos também espaços para apresentações culturais, na maioria dos casos, preparadas por instituições parceiras, da cidade anfitriã, e que passam por uma avaliação da direção artística do nosso projeto, com o objetivo de serem mais um canal de comunicação e consequentemente, trazer mais sensibilização para o tema”.
No segundo semestre, acontecerão importantes eventos para o 2° aniversário do Geração Inclusiva, comemorado em duas datas sendo 21 de setembro, na cidade de Mococa, terra Natal de Viviane e 3 de dezembro em Ribeirão Preto, onde tudo começou.
Apresentação artística nos fóruns do projeto, trazendo pessoas com todas as características para o palco #pracegover #pratodosverem – VÁRIAS MENINAS EM CIMA DO PALCO, CADA UMA REPRESENTANDO UMA PRINCESA DA DISNEY E TRÊS MENINOS VESTIDOS DE PRÍNCIPES. FIM DA DESCRIÇÃO.
Entre eles, acontecerá o grande Festival Cultural Geração Inclusiva, com expectativa de público de 1.500 pessoas, e direção artística de Diego Pradella, mostrando toda a potencialidade humana. Todos juntos, no mesmo palco, cada um com a sua característica, promovendo a verdadeira inclusão, onde o maior aprendizado está em conviver e respeitar as diferenças.
Expedição do Geração Inclusiva
O projeto Expedição Geração Inclusiva é outra frente que será potencializada para ampliar a inclusão nos espaços. Tudo isso com a percepção de grupos de pessoas com várias características que apontarão adaptações em espaços públicos, comerciais e eventos para promover a inclusão.
Segundo a presidente do Instituto, será possível levar o projeto para dentro de empresas e expandir os conceitos da sociedade, começando pela orientação do que é inclusão e fluindo até as melhorias desses ambientes que serão reorganizados em prol da acessibilidade.
‘’A expedição tem o objetivo de melhorar e ampliar a inclusão em todos os espaços do Brasil, pretendemos ajudar empresas e marcas que buscam se adequar quanto a estrutura e atendimento para recepcionar e atender pessoas com deficiências, alcançando públicos diversos com esses pequenos ajustes, mas que são tão necessários hoje em dia’’, finaliza Viviane Martini.