This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Transformação digital e desafios no cenário varejista são debatidos em encontro promovido pelo LIDE Ribeirão Preto
Compartilhe:O LIDE Ribeirão Preto promoveu na última quarta-feira, dia 14 de junho, mais um importante debate sobre o cenário varejista. O encontro exclusivo para filiados recebeu como convidados o fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza, e o sócio fundador da Espaçolaser, Paulo Morais, que juntos comandaram o bate-papo com o tema “Os múltiplos caminhos das transformações do varejo”.
Marcos Gouvêa, que também é membro do Conselho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e Presidente do LIDE Comércio, abriu o debate falando de elementos importantes para o setor varejista, como o cenário econômico, os desafios e as oportunidades, principalmente pós pandemia e o OMNIPDX, definido como a loja do futuro.
Dando destaque para o Brasil, Gouvêa apontou o impacto do digital e a mudança de comportamento dos consumidores, além de como as empresas do setor podem utilizar instrumentos a favor da melhora da experiência do consumidor.
O empresário falou ainda sobre o protagonismo do varejo através da incorporação da tecnologia e do digital. “Historicamente esse é o segmento que conversa com o consumidor em tempo real, mas seu crescimento de protagonismo na prática, fez com que o setor também recebesse novos concorrentes, que são as indústrias se aproximando para criar seus canais próprios, tendo uma conexão direta com o consumidor sem intermediários. Por outro lado, o varejo se beneficiou de toda essa informação e passou a trabalhar marcas próprias, melhorando a rentabilidade e se diferenciando na relação com o consumidor”.
Paulo Morais, que além de sócio fundador e membro do Conselho de Administração da Espaçolaser, também ocupa o cargo de CEO da PG&MP Investimentos, contou um pouco da sua trajetória, como transformou sua empresa na maior rede de depilação a laser do mundo e trouxe pontos importantes sobre o cenário do varejo.
“Olhando o futuro e o momento do varejo em transformação absoluta pós-pandemia, o mundo digital foi uma solução encontrada, porém trouxe desafios adicionais. É preciso lembrar que a tecnologia sempre será meio, jamais fim”, destacou.
Paulo comentou ainda que, mesmo com os desafios, o cenário é positivo para os empresários do setor. “Apesar de todas as transformações, os desafios que estamos vivendo neste momento, o cenário é positivo e de muitas oportunidades. Quem souber olhar vai colher bons frutos logo a frente”.
Para Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto este foi mais um debate de alto nível, seguindo o padrão da organização e trazendo grandes nomes. “O LIDE tem como objetivo antecipar tendências, então nós trazemos os principais nomes do mercado para que possamos ouvir e beber diretamente da fonte dos principais players dos negócios, como o Marcos Gouvêa, ícone do varejo e um dos principais nomes da atualidade, até internacionalmente falando, e o Paulo Morais, fundador da principal rede de franquias de depilação a laser do mundo, com 7 mil colaboradores. A oportunidade de ouvi-los e saber quais as suas preocupações, mas também aonde estão enxergando oportunidades, e sentir o termômetro disso tudo é muito importante, principalmente neste momento de transição de governo, cenário pós pandemia, é essencial ter acesso a essa sensibilidade”, completou.
O evento promovido pelo LIDE Ribeirão Preto aconteceu no espaço de eventos Absolutto.