This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto começou embalada pela fé, que não costuma falhar
Compartilhe:A clássica canção de Gilberto Gil – um dos homenageados desta edição da FIL – foi a escolhida pelo coral da Unaerp para dar início à solenidade de abertura da festa literária que movimenta a cidade até o dia 20 de agosto
Abertura Oficial_22ª FIL – Coral Unaerp
Poesia, música, dança, pintura, mímica, literatura, audiovisual, homenagens e homenageados ocuparam o palco da sala principal do Theatro Pedro II, na última sexta-feira (11), para a abertura da FIL – Feira Internacional do Livro Ribeirão Preto, evento que alcança sua 22ª edição trazendo o tema central “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”.
Abertura Oficial_22ª FIL, Danilo Santos Miranda_Diretor Sesc São Paulo e patrono FIL
Imprensa, autoridades e população foram recebidas no saguão do Theatro pelo Coral da Unaerp, que apresentou repertório mesclado por música brasileira e clássicos internacionais. Com regência de Cristina Modé, o grupo também fez a abertura da solenidade, com interpretações de canções do cantor e compositor Gilberto Gil, principal homenageado da FIL neste ano.
Abertura Oficial_22ª FIL
Conduzida por Renan Inquérito, arte educador, rapper e poeta, a cerimônia foi pontuada pela constante lembrança do tema proposto a cada inserção de novos elementos culturais ao roteiro. Simultaneamente, os cinco homenageados da festa foram apresentados. Os presentes Stella Maris Rezende, Madelaine Pires e o filósofo e sociólogo Danilo Santos Miranda, fizeram suas falas ao vivo. Todas emocionantes.
“O contentamento em torno do propósito da transformação sempre foi o que conduziu o Gilberto. Olhar para o outro sempre foi sua bússola. Estamos felizes e honradas com essa homenagem. Que essa feira cumpra seu papel transformador”, disse Anna Penido, viúva do jornalista Gilberto Dimenstein, que compareceu acompanhada pela sogra (Esther) e pela cunhada (Myrian).
Família GIlberto Dimenstein_Abertura Oficial_22ª FIL
A autora Stella Maris Rezende encantou a plateia com sua fala mineira bem humorada e consciente, citando José Saramago e festejando a escolha de seu nome – e de sua obra – para ser um dos destaques do evento. “Nesses tempos de tantas narrativas de ódio, precisamos demais ler literatura, que é libertadora, transformadora e humanizadora”, pontuou. Já a professora Madelaine Pires ressaltou o elo que o livro representa e enfatizou o protagonismo do professor. “Sou grata a todos os professores que me inspiraram e honrada por ser, hoje, inspiração para os meus pupilos”, disse a homenageada.
Mundo mágico
O gerente regional do Sesc e patrono da FIL 2023, Danilo Santos de Miranda, exaltou a feira como “catalisadora de processos positivos no sentido da promoção de transformação social”. Filósofo e sociólogo, Danio lembrou o quanto a aproximação dos livros contribuíram para sua construção humana pessoal e coletiva, e desejou que, por meio do evento, “os mais jovens tenham oportunidade de adentrar ao mundo mágico da literatura”. O patrono ainda destacou a parceria da instituição com a FIL: “para o Sesc, atuar em conjunto com esta feira reitera nossos objetivos comuns de difusão do livro e da literatura”, declarou.
Para o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, “quem tem medo da literatura é quem não quer deixá-la à disposição e acessível a toda a população, porque a literatura liberta as pessoas da dependência que demagogos gostam de fazer”. O prefeito, que poetizou ao dizer que “de um artesanato de verbos e palavras Deus criou o mundo”, destacou o quanto o tema da dualidade é fascinante. “Vivemos momentos de grandes intolerâncias em diferentes partes do mundo e a universalização da literatura precisa ser exaltada, como é o que vemos aqui na Feira do Livro”, disse Nogueira.
Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora da FIL, lembrou a função de união que a literatura exerce. “A FIL celebra a magia da palavra escrita. A literatura é a ponte que nos leva das trevas à luz, do caos à ordem, que nos ajuda a explorar as complexidades que moldam resistências. Estamos com nossos corações cheios de alegria e de esperança por ver mais uma feira começando”.
Durante a cerimônia, Dulce Neves, oficializou ainda o apoio recebido pelos deputados Ricardo Silva (federal) e Rafael Silva (estadual) que, segundo ela, foram essenciais para tornar a 22ª edição da FIL uma realidade. Os deputados conseguiram a liberação de recursos por parte do Governo Federal ao projeto apresentado pela Fundação do Livro e Leitura. “Eles também destinaram diretamente o valor de R$ 100 mil, em emenda impositiva, para ajudar na estrutura e custeio da feira e ainda participaram das tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para a garantia do cheque livro aos estudantes da rede pública”, disse.
Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e curadora da FIL, também agradeceu as parcerias em torno do evento. “Da Prefeitura às entidades literárias da cidade, a rede de cooperação que nos cerca é extremamente importante e faz toda a diferença no programa que entregamos, incluindo a diversificação de atividades. Somos gratos a todos que nos apoiam”, apontou Adriana. Para ela, a literatura expande o senso crítico e amplia o horizonte. “Ela nos trouxe aqui e está presente na oralidade do ritmo, na leitura visual das imagens, se posicionando bem no centro das dualidades”.
Também estiveram presentes no palco, o violonista Diego Figueiredo – um dos mais respeitados instrumentistas nacionais da atualidade – e que fez uma das intervenções artísticas; Cristiane Bezerra, superintendente do Instituto do Livro de Ribeirão Preto; Ricardo Hatschbach, CEO da Gás Brasiliano, uma das empresas patrocinadoras da FIL; Ivo Dall’Acqua Junior, presidente interino do Sesc; Lauro Moreira, embaixador da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP); Pedro Leão, secretário municipal de Cultura, e o deputado federal Ricardo Silva, além de autoridades de diversas cidades da região.
A 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem mais de 400 atividades programadas até o dia 20 de agosto. Todas gratuitas, realizadas em 16 diferentes espaços da cidade (culturais, educacionais e comerciais, públicos e privados).
A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/
Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.
Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de RibeirãoPreto.
Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.
Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.
Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.
Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.
Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.
Instituição Cultural
Sesc
Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Confira como foi o lançamento da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto