This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Festival San Genaro de Serrana prestigia 90 sobrenomes italianos que chegaram à região
Compartilhe:A festa, que acontecerá em Serrana (SP), tem registro do Condephaat, sendo uma das poucas da região a prestigiar os italianos. Outras cidades são Batatais, Brodowski e Franca.
A cada 100 brasileiros cerca de 15 são descendentes de italianos e esse número é ainda maior em algumas regiões. Em Serrana, interior do Estado de São Paulo, cidade com 45 mil habitantes, existem 92 sobrenomes italianos, de famílias que vieram no Norte da Itália, de 1891 a 1920. Histórias de um povo que deixou a Europa em navios e enfrentou muita dificuldade na terra de Cabral. Para regatar a história e a cultura desses ítalo-brasileiros, a cidade de Serrana, junto com a igreja católica, realizará o “2º Festival Gastronômico Italiano”, que acontecerá, neste final de semana, nos dias 22,23 e 24 de setembro, no Centro de Eventos da Igreja Sagrado Coração de Jesus. O evento terá muita música, dança, comida, missa rezada em italiano e histórias de um povo que ajudou na construção de tudo o que é visto hoje.
Barbieri é um dos sobrenomes que vieram da Itália para Serrana, de 1821 a 1920. Esse é o sobrenome do padre Danilo, historiador e idealizador do evento. “Vi a necessidade de resgatar as raízes da nossa cidade e uma dessas raízes é italiana”, disse ele que está escrevendo um livro sobre a história da cidade. Barbieri afirma que a terceira edição da festa, que acontece neste final de semana, vai ser muito melhor que as que antecederam, já que está virando tradição entre os amantes da gastronomia italiana. “A cultura italiana é muito rica e está presente em nossa região. Poucas são as pessoas que não possuem sobrenome italiano em Serrana, por exemplo. As famílias, que aqui chegaram, ajudaram na construção da nossa cidade e na formação de um povo”.
Padre Danilo conseguiu o registro da festa do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Apenas outras 3 cidades da região têm esse registro com suas festas italianas: Batatais, Brodowski e Franca.
Com preços populares, a festa traz um espaço dedicado para toda a família. Na programação haverá mais de 50 opções de comida italiana, que vão desde as mais variadas massas até doces e vinho. E você tem sobrenome italiano? Veja se o sobrenome da sua família é um dos que chegaram até Serrana, entre os anos de 1891 e 1920. Eles serão homenageados em um telão com fotos das famílias.
Veja todos os sobrenomes homenageados:
Andreassa, Antoniassi, Barbieri, Baricalla, Bertanholli, Borim, Bugnolo, Buzanello, Camperoni, Capitelli, Careçato, Carnaval, Cavalheiro, Cedrinho, Ciodoni, Console, Contiliani, De Meo, Delmônico, Fabris, Farina, Fugliaci, Galante, Gallo, Garavazzo, Gerolimi, Gilioli, Giolo, Giotto, Guido, Leighe, Leonel, Manfrim, Marcolino, Marini, Mechia, Montagnane, Montanari, Pacolla, Pascoalato, Passilongo, Pelá, Peron, Pinhanelli, Purcini, Rastelli, Registro, Ricci, Rissi, Rizotti, Sacomani, Sangaletti, Santarelli, Sartori, Scarpini, Sertório, Silvestre, Sinastri, Terzariol, Titoto, Tomazzini, Valdevite, Valdevitte, Zagatti, Zavanella.
Festa de San Genaro
Local: Salão de Eventos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Quando: 22,23 e 24/09/2023
Horário: a partir das 19h
Missa rezada em italiano: 23/09 (sábado), às 19h.