This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Hora de brincar! 4 dicas para exercitar a criatividade das crianças sem sair de casa
Compartilhe:Adriana Klisys, psicóloga referência em pesquisas sobre ludicidade no Brasil, mostra como os objetos mais comuns do lar podem se tornar ferramentas de diversão em família
Mala Cama para brincar de sonhar de montão – Divulgação / Adriana Klisys
Está em casa com os filhos durante o fim de semana, mas não quer que eles passem os dias imersos em jogos de videogame ou vídeos no celular? Adriana Klisys, psicóloga referência em pesquisas sobre ludicidade e educação no Brasil, apresenta sugestões de brincadeiras que podem ser realizadas em família, com os recursos disponíveis no lar.
No livro Viagem Lúdica, ela explica como todos os cômodos são espaços de diversão para adultos e crianças, basta imaginar. Parte do roteiro presente na obra também está nesta matéria, com dicas para você se entreter com os filhos:
1 – Sala: a toalha de mesa pode ir ao chão, para um momento de piquenique, ou ser amarrada no ar com barbantes, para a realização de um teatro de sombras. Você também pode elaborar pistas de carrinhos com traçados de fios de barbante, presos por fitas adesivas, e afastar os móveis para o lugar virar uma pista de dança.
Mala Varal para ter a poesia sempre pendurada ao vento – Divulgação / Adriana Klisys
2 – Quarto: o colchão é muito versátil. Se estiver apoiado na parede, pode se tornar uma cabana; colocado na horizontal, entre as mobílias, é uma muralha. Se tirá-lo da base e deixá-lo no chão, as crianças podem pular, dar cambalhotas e brincar com segurança. Além disso, as gavetas do guarda-roupa podem virar casa para bonecos e servir como tabuleiro de jogos.
3 – Corredor: até esses ambientes tão pequenos são locais de ludicidade. As paredes podem ser galerias de arte, ou, se preferir uma ideia mais ousada, permita que as crianças pintem os espaços em branco com giz. Se não quiser prejudicar a tinta, instale um quadro branco para os filhos desenharem com canetinha e apagarem depois!
Mala Tanque de Areia para ter os ares da praia em casa – Divulgação / Adriana Klisys
4 – Quintal: este é o lugar ideal para as crianças entrarem em contato com a natureza e se divertirem de forma mais livre. Elas podem usar argila e transformá-la em esculturas, ou aprender a cultivar e cuidar de plantas. Nesta área, os filhos podem pintar com pincel de galhos, como também escorregar em uma lona com água e sabão.
Então, qual dessas ideias você vai escolher para brincar com as crianças hoje?