“Cores do Interior”: obras da artista plástica Renata Egreja chega a Ribeirão Preto - Juliana Rangel

“Cores do Interior”: obras da artista plástica Renata Egreja chega a Ribeirão Preto

Compartilhe:

Exposição da premiada artista Renata Egreja traz 19 obras entre pinturas, cerâmicas e instalação interativa no MARP

Do interior físico ao simbólico, do pôr do sol paulista às lutas pelos direitos das mulheres. Depois do lançamento em Itu, a exposição Cores do Interior chega no sábado, 11, ao Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi” (MARP). 

Serão 19 obras da artista plástica Renata Egreja, com curadoria de Paula Borghi, em suportes variados como pinturas tie-dye, a óleo e acrílica, com pigmentos naturais e sintéticos, como mica e purpurina; aquarelas, cerâmicas e uma instalação imersiva e interativa, que incita pequenos e adultos a se relacionarem de forma mais sensorial com a instalação. O projeto promove ainda uma oficina artística, para que pais e filhos soltem a imaginação.

A exposição Cores do Interior, contemplada com o PROAC ICMS de 2022, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, aborda o interior paulista tanto como perspectiva pessoal, quanto geográfica (a paisagem à margem dos grandes centros urbanos) e histórica. Paulistana de nascimento, Renata Egreja cresceu, vive e trabalha na pequena cidade de Ipaussu, no Centro-Oeste do Estado, e é reconhecida internacionalmente, com obras espalhadas pela Alemanha, França, Índia, dentre outros países

“É uma alegria voltar ao MARP, que me acolheu em diferentes momentos da minha trajetória, onde participei de dois salões de arte contemporânea e de um programa de exposições. Tenho obras no acervo permanente do museu, com destaque sobre equidade de gênero, um tema cada vez mais presente no meu trabalho”, destaca Renata Egreja. O “interior” da alma, da vida e do campo se reflete nas obras de cores, vivas e marcantes. Pinturas expandidas, de grandes dimensões e formatos.

Depois do lançamento em Itu, a artista plástica paulistana Renata Egreja chega a Ribeirão Preto com o projeto Cores do Interior, que reúne obras inéditas e retrospectivas da carreira

Nas obras e na trajetória, Renata reflete sobre ser uma artista mulher diante de uma História da Arte majoritariamente protagonizada por homens. Por isso, reverência nomes de artistas mulheres do Brasil como Beatriz Milhazes, Gabriela Machado, Leda Catunda, Tarsila do Amaral, e do exterior, como a ucraniana-francesa Sonia Delaunay, a inglesa Bridget Riley, as americanas Georgia O’Keeffe e Suzanne Lacy. Um dos destaques da exposição é Acomodados, uma estação que busca um elo entre a experiência do corpo acomodado e a realidade social. 

Os dados estatísticos mostram o quanto ainda estamos inertes frente a situações de desigualdade de gênero. “43% dos homens brasileiros acham que a mulher é responsável pelo cuidado com a casa”, lembra uma das almofadas bordadas sobre um aconchegante tapete vermelho no museu. Um convite ao debate sobre temas caros à sociedade como a misoginia.

Da curadoria à produção, Cores do Interior é um projeto feito por mulheres, sob uma perspectiva feminina.  O patrocínio é da empresa Atena Açúcar e Etanol. A produção é da Madri Produções Culturais e a curadoria de Paula Borghi. Doutoranda e mestre em História e Crítica de Arte pela UFRJ, Paula atuou em diferentes projetos, como a 11ª Bienal do Mercosul e a 12ª Bienal de Havana. “A afirmação da performatividade do gênero feminino pela estética é a forma ativa que ela encontrou para marcar sua presença num ambiente predominantemente patriarcal. Como quem diz: Vai ter artista mulher fazendo pintura de natureza-morta com tons rosa, sim!”, comenta Paula Borghi, curadora da exposição Cores do Interior.

Força Estranha: o interior físico e simbólico nas telas, em tons de rosa e sangue, simbologia do sagrado feminino, da cor da terra e do pôr do sol

Carnavalesca, Renata já trabalhou com o carnaval e tira dessa festa da ancestralidade muito da inspiração para a sua arte. Há, na exposição, telas com glitter e purpurina. Aspecto texturizado que só pode ser conferido na observação física do trabalho, ao vivo e em cores. Efeitos visuais e cores vibrantes que remetem à festa do Carnaval, mas também à luta, ao sonho e à realidade. Festa e luta são irmãs. Assim como a pintura e seu poder transformador.

Serviço:

Cores do Interior, de Renata Egreja

Quando: De 11/11 a 16/12 e de 03/01 a 13/01/2024, no MARP.

De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. Aos sábados, nos dias 11/11, 02/12, 16/12 e 13/01/2024, das 9h às 15h.

Onde: MARP – Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro – CEP 14010-120, Ribeirão Preto – SP

Quanto: Entrada gratuita.