This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Festival da Consciência Negra começa nesta sexta-feira (17), no Teatro Municipal
Compartilhe:O evento gratuito faz parte da programação do Mês da Consciência Negra de Ribeirão Preto
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto inicia, nesta sexta-feira, 17, a partir das 19h, no Teatro Municipal, o Festival da Consciência Negra, que reúne uma série de ações em alusão ao Mês da Consciência Negra. Até o próximo dia 13 de dezembro, todos os projetos que integram a programação terão como protagonistas artistas e expositores negros, com entrada gratuita.
O Festival da Consciência Negra, que contará com apresentações culturais, música e dança, tem por objetivo promover o fortalecimento das identidades culturais e fomentar o conhecimento e a concepção da origem e da inserção das diversas vertentes das culturas africanas. Ele se destaca pela variedade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e empreendedores da arte, cultura e comunidade negra.
Abrindo o festival, o Grupo Percussamor faz uma apresentação de atabaque no saguão do Teatro Municipal, seguido pelo show Grupo Samba na Calçada, no palco do teatro às 20h.
No sábado, 18, o palco instalado no estacionamento do Teatro Municipal recebe a Festa Afronte com a Tour Renaissance, a partir das 15h. Ainda no sábado, o Projeto Transversando apresenta os shows Batuca Nega, Paulo Costa, além de roda de samba com grupo Mestre Primeiro. Já a cantora Fernanda Marx se apresenta com os grandes sucessos de Alcione. Para encerrar a noite, os grupos Radio Nugroove, com Ronsom Selectah, e Samba do 61 prometem animar o público.
O último dia do Festival da Consciência Negra, domingo, 19, iniciará com a oficina “O pente que me penteia”, no saguão do Teatro Municipal, a partir das 15h. Além do espetáculo teatral “A ópera do Carnaval”, e apresentações musicais com os grupos Gnoma, Maracatu Chapéu de Sol e danças populares brasileiras “Retalho de Renda.
Seguindo a programação, a 2ª Parada Preta reunirá diversas atrações a partir das 15h do domingo, na Praça Balão do Parque Ribeirão Preto.
Para encerrar o Festival, o grupo Samba do Pastilha e o Hip Hop Session se apresentam no palco do estacionamento do Teatro Municipal, a partir das 20h.
O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio das secretarias da Cultura e Turismo e Justiça, e faz parte da programação comemorativa da Consciência Negra. As atividades seguem até o dia 13 de dezembro.
Confira a programação completa no link.