6 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil - Juliana Rangel

6 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil

Compartilhe:

Censo 2022: Pesquisa revela aumento da população feminina e na expectativa de vida dos homens, entenda a nova fase econômica do Brasil

Dados do Censo 2022, indicam que o Brasil se tornou um país mais envelhecido e mais feminino. Em 2010, eram 96,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2022, são 94,2 homens para cada 100 mulheres. Os dados também revelaram que a idade da população brasileira ficou seis anos mais alta, de 29 para 35 anos.

O estudo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também destaca um salto expressivo no envelhecimento. Há uma década, para cada 30 idosos com 65 anos ou mais, o país tinha 100 jovens de até 14 anos. Agora, essa proporção mudou, com 55 idosos para cada 100 jovens. Esse aumento na expectativa de vida gera mudanças nas formas de relacionamento, tornando cada vez mais comum que homens mais velhos, por exemplo, priorizem estar ao lado de uma pessoa mais jovem. Isso já se tornou uma tendência frequente, especialmente quando se trata de relacionamentos Sugar.

População feminina em crescimento

Os dados da pesquisa que mais chamaram a atenção foi o crescimento da população feminina com 6 milhões de mulheres a mais do que homens. Ou seja, as mulheres equivalem a 51,5% (104,5 milhões), enquanto os homens somam 48,5% (98,5 milhões) de habitantes.

Como o envelhecimento da população pode impactar a economia?

O aumento da população na melhor idade pode resultar em uma nova dinâmica de consumo. A demanda por serviços e produtos voltados para esse segmento da população, como saúde, lazer, turismo e cuidados geriátricos, provavelmente aumentará. O mercado de luxo também pode experimentar esse impulso, já que muitos idosos acumularam riquezas ao longo de suas vidas e possuem o desejo de aproveitar sua aposentadoria de maneira mais indulgente.