This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O Bosque Zoológico Fábio Barreto recebe melhorias para a implantação de novo asfalto
Compartilhe:Benfeitorias visam a preservação do espaço, bem como a segurança dos frequentadores
O Bosque Zoológico Fábio Barreto recebe, nesta semana, obra para a implantação de asfalto novo, que será finalizada na sexta-feira, 8. As ações estão sendo realizadas em toda a extensão do equipamento que não recebia serviços desde 1999. Outras benfeitorias estão sendo realizadas com o objetivo de preservar o espaço e garantir segurança dos frequentadores.
Um dos principais espaços para visitação e conhecimento ambiental, o Bosque e Zoológico conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O equipamento concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás e também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.
Nutrição/Zootecnia
O Setor de Zootecnia (Nutrição) do Bosque Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. “Oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva, se tornou um pilar para o Programa Uma Nova Chance, bem como para ao bem-estar dos animais que permanecem no Bosque Zoológico”, explicou zootecnista do bosque, Alexandre Gouvêa.
Medicina Veterinária
O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do hospital veterinário de animais silvestres, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas. Em 2022, mais de 1700 animais silvestres foram atendidos no hospital veterinário do Bosque Zoológico.
Serviço
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 9h às 16h30
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefone: (16) 3636-228