Entrevista: Patati Patatá celebram 40 anos de carreira - Juliana Rangel

Entrevista: Patati Patatá celebram 40 anos de carreira

Compartilhe:

KLÉBER FERNANDEES

Patati Patatá, os queridos palhaços que conquistaram o coração de crianças e adultos, estão de volta com um novo espetáculo circense. O “Patati Patatá Circo Show” chega a Ribeirão Preto com toda a magia e alegria que marcam os 40 anos de história

Além de encantar nos palcos, Patati e Patatá revelam novidades sobre seu programa na Rede Mais Família, os bastidores do circo e como a educação se tornou parte fundamental de sua trajetória.

Kléber: Conta para a gente, esta é a primeira vez do Circo Patati Patatá Show aqui em Ribeirão Preto, mas não é a primeira vez de vocês na cidade, certo?

Patati: Isso mesmo, é a primeira vez que estamos aqui em Ribeirão com a nossa estrutura, mas já viemos outras vezes também com circos parceiros.

Patatá: É verdade, também fizemos shows em teatros, em outras turnês que já realizamos, mas com o Patati Patatá Circo Show é a primeira vez. Estamos muito felizes porque sempre fomos muito bem recebidos nas vezes em que estivemos aqui. Agora estamos ansiosos para ver todos aqui no nosso circo.

Kléber: O que vocês estão achando da cidade, até comentaram no off que está quente, né?

Patatá: Sim, em todo lugar, afinal, chegou o Verão. E a melhor parte do Verão é o calor. Mas, amiguinhos, não se esqueçam de usar protetor solar.

Kléber: Patati, o que você está achando de Ribeirão Preto?

Patati: Estou achando maravilhoso, especialmente o caldo de cana geladinho. Nesse calor, é uma maravilha, não é mesmo, amigão?

Kléber: Qual é a expectativa do público para o Patati Patatá Circo Show aqui em Ribeirão Preto?

Patati: Ah, podem esperar muita alegria e diversão. Vamos brincar bastante lá.

Patatá: É verdade. E o melhor de tudo é que o nosso show, do nosso circo, é baseado na nossa série, o Parque Patati Patatá. Então, os amiguinhos vão conhecer todos os personagens de perto. Quasi, Floffy e todos os nossos amigos estarão lá para serem vistos de pertinho pelos nossos amiguinhos da série.

Kléber: E qual é o número circense que vocês mais gostam?

Patati: Eu gosto bastante de jogar malabares.

Patatá: E eu, eu gosto de muitas coisas. Difícil escolher uma só. Comer é muito bom. Inclusive, a Nutrícia faz um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas no nosso circo tem corda, monociclo, malabares, perna de pau, é muito legal. Então é difícil escolher algo.

Kléber: O que vocês gostam de fazer nas férias?

Patatá: Ah, eu gosto muito de brincar, jogar videogame, tomar banho de mar e piscina, e comer.

Kléber: O que faz vocês, Patati Patatá, rirem?

Patatá: Eu dou risada de muita coisa.

Patati: Eu fico rindo bastante com as piadas do meu amigão.

Patatá: É verdade. Assim como eu tenho o Patati e o Patati tem o Patatá, a gente fica um fazendo rir e o outro ri o tempo inteiro. Então, é um palhaço convivendo com outro palhaço, e a gente sempre está rindo de tudo o tempo todo. É muito legal, né? O palhaço tem essa magia; quando você olha o palhaço, já dá vontade de rir.

Kléber: Vocês são referências hoje no nosso país e no mundo todo quando a gente fala em palhaço. A primeira pessoa que vem à mente é Patati Patatá. Como vocês lidam com isso?

Patatá: É muito legal porque hoje temos a honra de colher os frutos de um trabalho muito grande, um trabalho grandioso do Rinaldi, nosso “papai”. Lá atrás, quando começamos nas escolinhas, visitando escolas, fazendo aquele trabalho de formiguinha, as pessoas nos olhavam de forma diferente.

Patati: E ficamos muito felizes, completando 40 anos de história em 2024, levando muita alegria para todas as crianças. Estamos com o coração cheio de alegria e gratidão.

Kléber: Agora vocês também estão com novos projetos, levando o ensino para crianças, não é?

Patatá: Isso é muito legal porque o Patati Patatá se tornou uma referência na área do ensino. Os pais, as mães, as professoras também nas escolas usam muito o Patati Patatá como instrumento de ensino. E então, a gente pensou: “Já que eles gostam tanto, já usam tanto, vamos fazer algo especial.” Nunca foi nossa intenção fazer um projeto educacional, mas acabou acontecendo, e a consequência foi muito positiva. Como nossa história começou nas escolinhas, fazendo aquele trabalho de formiguinha, é muito importante para nós poder ajudar os professores, os pais, as mães a alfabetizar seus filhos. É muito legal para nós.

Kléber: “Obrigado, Deusão, por mais esse dia de alegria”. Vocês aprenderam isso com o papai Rinaldi, que ensinou vocês a sempre agradecer?

Patatá: O Rinaldi é cristão, então já faz parte da história dele agradecer a Deus pelo dom da vida, pelo dom de existir, pelo dom de levar alegria para a vida das pessoas. E isso foi algo que ele trouxe para a gente. Foi um legado que os pais também levam para os filhos, e a gente acaba levando para os nossos amiguinhos. Acho que tudo que é bom, a gente tem que compartilhar. Muito obrigado, Deus, por mais esse dia de alegria, pela família, pelos amigos.

Kléber: É uma iniciativa incrível. Vocês também estão na casa das crianças com tanto carinho e responsabilidade.

Patati: Sim, somos gratos aos pais que nos dão a oportunidade de estar dentro de suas casas, muitos dizem que somos as babás das crianças. Ficamos felizes em fazer parte do dia a dia das famílias.

Patatá: E temos músicas novas também. No ano passado, regravamos duas canções, incluindo “Celebrar”, que fala sobre celebrar a vida.

Kléber: Além disso, hoje vocês também têm o programa na emissora do papai. Como é essa experiência?

Patatá: É incrível! Ver o sonho do nosso pai, Rinaldi, se realizar não apenas como apresentador, mas também como dono da própria emissora, nos deixa muito felizes. Ele sempre sonhou em ser apresentador de TV, e agora tem o próprio programa que vai ao ar todos os dias.

Kléber: O legal é que tem um programa de vocês dentro da emissora do papai.

Patatá: Todos os dias, de segunda a sexta, né? Das 10h às 13h na Rede Mais Família, diretamente com desenhos e muitas coisas legais. No nosso programa, é muito lindo o Parque Patati Patatá, lá no YouTube. Você também pode assistir pelo canal no YouTube e temos também no site. Dá para assistir ao vivo todos os dias.

Kléber: Vocês ganharam o Troféu Imprensa, né, com o programa de vocês? Passaram também pelo SBT e Discovery Kids.

Patatá: Verdade, foram momentos muito lindos. Como a gente falou, nós começamos nas escolinhas, visitando escolinhas pelo Brasil inteiro, fazendo show em circos. E aí, quando veio o convite para entrar na TV, entramos no SBT com o nosso programa Carrossel Animado, depois Vila Patati Patatá. E na época, foi muito interessante.

Kléber: Como foi essa junção do Patati Patatá Circo Show, porque é uma junção do Parque da série pro circo, né?

Patatá: Sim, a ideia surgiu antes, desde a época do SBT. Nós fizemos vários shows em circos, sempre fizemos. Vamos para circos parceiros, por isso que já tínhamos vindo aqui em Ribeirão. É como se fosse um episódio extra do Parque da série.

Kléber: Manda um beijo para o pessoal que tá acompanhando a entrevista.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM PATATI PATATÁ

Patatá: Todo mundo, todos os nossos amiguinhos. Nós, Patati Patatá, estamos aqui para desejar não só um início de ano fantástico, um ano maravilhoso, né? Umas férias maravilhosas, com a gente lá no circo.

Patati: Isso mesmo. Vem nos assistir, hein? Não pode perder. Um grande beijo para todos, melhores amigos, Patati Patatá.