Projeto de restauro do Palácio Rio Branco é aprovado no Conppac - Juliana Rangel

Projeto de restauro do Palácio Rio Branco é aprovado no Conppac

Compartilhe:

Reunião extraordinária com conselheiros aconteceu nesta sexta-feira, 19, a pedido da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto

Prestes a completar 107 anos e com uma história que se entrelaça à Fundação de Ribeirão Preto, o Palácio Rio Branco, localizado no centro da cidade, passará por restauro e requalificação. O projeto foi aprovado nesta sexta-feira, 19, em reunião extraordinária do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), em atendimento a uma solicitação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

A intervenção diz respeito ao resgate da edificação do Palácio Rio Branco e o projeto de restauração e reforma contempla um café, espaços para formação permanente, acessibilidade completa com elevador externo, banheiros em todos os pisos, dentre outras coisas. O valor da obra tem uma estimativa de 6 milhões e deve durar cerca de dois anos.

“Estamos dando mais um passo importante em relação à preservação da história e memória de Ribeirão Preto. O prédio do Palácio Rio Branco e seu entorno são espaços que nos remetem à toda a história política e administrativa de nossa cidade e, hoje, atende o setor cultural de forma limitada. Após a intervenção, será possível transformar o espaço em polo de cultura, artes e educação. O Palácio Rio Branco dando um passo importante em se tornar ainda mais o Palácio do Povo”, afirma Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

“Estamos trabalhando com prazos curtos para entregar à cidade uma intervenção importante para resguardar a memória de Ribeirão Preto. O Conppac acatou o relatório apresentado pelo Corpo Técnico e colocou condições para a aprovação do projeto. Essa dinâmica é importante para garantir que todas as normas sejam cumpridas e que as obras possam estar de acordo com a preservação do patrimônio histórico”, comenta Lucas Gabriel Pereira, presidente do Conppac.

Atualmente, o prédio abriga a Secretaria da Cultura e Turismo, que tem sua estrutura ocupando o andar inferior, sendo que os espaços do piso superior são voltados a atividades artísticas que envolvem música, dança, teatro, entre outras. Após o restauro, a pasta contará com agenda contínua à sociedade, para circulação rotativa de atividades artísticas e culturais como exposições, saraus e apresentações diversas.

A reunião contou com a participação do secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, e com equipe administrativa e de atividades culturais da pasta, além de conselheiros e o presidente do Conppac.

Sobre o Palácio Rio Branco

As obras de construção do Palácio Rio Branco foram iniciadas em 3 de agosto de 1915, com a solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção. O Palácio ficou pronto em abril de 1917 e foi inaugurado em 26 de maio do mesmo ano. O local já foi à casa da Câmara Municipal e sede da Prefeitura de Ribeirão Preto e o tombamento do prédio se deu em 28 de março de 1988, pela Lei nº 5.243.

Com dois pavimentos e um porão, tem 600 metros quadrados de área coberta, totalizando 1.800 metros quadrados de construção. O estilo de sua fachada é uma transição do barroco para o moderno, inspirado nas fachadas arquitetônicas do início do século da França.  O nome escolhido foi uma homenagem ao Barão do Rio Branco, falecido em 1912, que também ganhou um busto na praça que fica em frente ao Palácio. Durante seus anos iniciais, o Palácio foi a sede da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Procuradoria e outros órgãos políticos.