Polo radiofônico: Ribeirão Preto ganha quatro novas emissoras em oito meses - Juliana Rangel

Polo radiofônico: Ribeirão Preto ganha quatro novas emissoras em oito meses

Compartilhe:

Dessas, duas entraram no ar nos últimos 40 dias: Metropolitana FM (99,3) do Mega Sistema de Comunicação e a Mix (91,7) do Sistema Clube de Comunicação

A cidade de Ribeirão Preto ganhou nos últimos oito meses, quatro novas estações de rádio: Kiss FM (105,3), Massa FM (107,5), Mix (91,7) e Metropolitana (99,3). Dados do Inside Rádio 2022, sobre os consumos de rádio no país, apontam que esse veículo de comunicação é ouvido por 83% da população brasileira. Isso mostra a força do setor, mesmo com toda a chegada da tecnologia e o acesso à internet.

E Ribeirão Preto faz parte da história do rádio no Brasil, pois em 23 de dezembro de 1924, a cidade ganhou a primeira emissora radiofônica – a Rádio Club PRH-7, sendo a terceira a operar regularmente no estado de São Paulo e a sétima do Brasil.

Segundo levantamento feito pela nossa equipe jornalística, Ribeirão Preto possui atualmente 17 estações de rádio, entre FM de músicas e notícias, que somam aos dados da pesquisa feita pelo site Negócios SC, que mostra que 65% dos brasileiros ouvem o rádio em casa, 27% nos automóveis particulares, 12% no trabalho, 5% no transporte público e 4% na rua.

Grupos de emissoras

Com sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o Sistema Clube de Comunicação é o maior conglomerado de rádios FM do interior – conta com sete emissoras de operadas em Ribeirão e São Carlos, sendo elas: Clube (100,5), Clube (104,7), Clube1 (96,7), Sertaneja (91,1), Sertaneja (106,7), Melody (94,1) e, agora, a mais recém-chegada do grupo, Mix FM, que entrou no ar no dia 10 de janeiro desse ano.

Outro grupo também em Ribeirão Preto é o Mega Sistema de Comunicação, formado por três emissoras FM: Diário, Conquista (97,7), Mega (92,3) e, agora, a mais nova integrante que entra no ar oficialmente no próximo dia 27 de fevereiro, a Metropolitana.

Maurílio Romano, diretor do Mega Sistema de Comunicação comenta que cada emissora do grupo tem o seu público e perfil segmentado. “Detectamos que faltava em Ribeirão Preto e no nosso sistema, uma rádio jovem para os ouvintes entre 18 e 40 anos. Por isso, buscamos a Rede Metropolitana FM em São Paulo, que detém a liderança do público jovem de 18 a 34 anos, conforme a última pesquisa Kantar Ibope Media de São Paulo”, explica o empresário. A primeira emissora do grupo ao entrar no ar foi a Diário FM no ano de 1980.

Já para Juliano Pizani, diretor do Sistema Clube de Comunicação, trazer a Mix FM para Ribeirão Preto foi um bom investimento, de olho nessa expansão no interior. “Quando veio a segunda proposta, eu falei: ‘Não tem como falar não, é uma boa rádio, é um grupo muito forte, então eles são ótimos’. Falei com meu pai e falei que seria uma boa oportunidade”, relembra o empresário.

Audiência do rádio

Ainda segundo a Kantar Ibope Media, que aponta que mais de 80% da população brasileira ouve rádio todos os dias, os dados destacam também que a média é de três horas e 55 minutos. “Portanto, o rádio continua sendo um meio forte e com um ótimo custo/benefício para quem tem em vista divulgar os produtos, serviços e promoções”, enfatiza Maurílio Romano.

O diretor do Mega Sistema de Comunicação ainda comenta que, em 2023, os investimentos foram voltados para o aumento no número de ouvintes das emissoras do grupo, comparando no ano anterior. “O resultado foi positivo, pois mantivemos o primeiro lugar absoluto de audiência em Ribeirão com a Mega FM, já a Conquista FM sendo a líder de audiência no segmento sertanejo, e a Diário FM consolidando sua afinidade com o público adulto contemporâneo, dados da última pesquisa Kantar Ibope Media realizada em Ribeirão.

Já o Sistema Clube de Comunicação passa por uma reforma completa no grupo como parte do plano de investimentos de 2023 e 2024. “Estamos reformando a empresa inteira, isso tem um ano e meio mais ou menos. Então estamos passando por uma reforma física para podermos expandir o grupo e, com isso, termos mais pessoas trabalhando e com ambiente atualizado para todo mundo ficar mais à vontade, pois eu me preocupo com a equipe poder se sentir bem na empresa”, finaliza Juliano Pizani.

Kiss e Massa FM

A primeira emissora a entrar no ar nos últimos oito meses, foi a Massa FM, que estreou em Ribeirão Preto no dia 3 de julho de 2023, anteriormente como Rádio Bênção FM (107,5). O grupo Massa pertence ao apresentador de televisão e empresário, Carlos Roberto Massa, mais conhecido como Ratinho.

Já a Kiss FM, que pertencente a Rede Mundial de Comunicações, entrou no ar em Ribeirão Preto no dia 22 de agosto de 2023. Na programação musical, prevalece a essência do rock.