This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Acontece neste sábado mais uma edição do Sarau Odilon
Compartilhe:Encontro, aberto e gratuito, faz parte da agenda mensal de atividades culturais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e no Centro Cultural Quintino Facci II, às 19h
A Fundação do Livro e Leitura realiza neste sábado, 30, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e COMDEPIR (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial), mais uma edição do Sarau Odilon, com o tema “Na minha pele – livros sobre vivência preta”. O evento acontece no Centro Cultural Quintino Facci II, às 19h, e contará com a participação especial de Silvia Helena Seixas e Dayo Poetise. Aberto e de graça.
A proposta dos encontros do Sarau Odilon é realizar rodas de poema e de conversa, com apresentações artísticas e exposições, a um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco tempo após o fim da escravidão no Brasil. Contrariando os paradigmas da época, Odilon foi dentista e professor universitário, deixando um legado de resistência para a família, que encontrou na arte uma forma de homenageá-lo.
Sobre os participantes:
Ekundayo Eduard, conhecida como Dayo Poetise ou Poeta Dayo, é pessoa não binária, negra e intelectual, bacharel em Química, licenciada em Química, professora no Estado de São Paulo e nascida e criada em uma quebrada de Monte Mor. Escreve poesias desde os 17 anos, sobre sua existência, crítica social, questões emocionais e outros temas. Apaixonada por RAP e filha de Oxóssi.
Silvia Helena Seixas Alves é pedagoga, especialista em educação infantil, literatura e cultura, além de desenvolvimento social sob a perspectiva de gênero. Atua como coordenadora pedagógica da rede Municipal de Ensino e é coordenadora de projetos do Instituto Plural. Produtora de conteúdos, entre os quais os livros paradigmáticos Abionan, Aydee e Tum Tum, este último em parceria para serem trabalhados diretamente com crianças e adolescentes. Atua também na CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras, através do Instituto Plural
SERVIÇO:
Sarau Odilon
Com Silvia Helena Seixas e Dayo Poetise
Data e horário: 30/03 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.
Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.