Artistas podem se cadastrar na 23ª Feira Internacional do Livro - Juliana Rangel

Artistas podem se cadastrar na 23ª Feira Internacional do Livro

Compartilhe:

O cadastramento está aberto e as propostas serão selecionadas pelo Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, irá selecionar artistas que tenham interesse em participar da programação da 23ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 1 a 11 de agosto de 2024.

O pré-requisito para a participação é que o projeto inscrito deve ter conexão com o tema dessa edição da feira “Cotidianos poéticos – do épico de Luís de Camões às batalhas de rua” ou com a obra dos homenageados pelo evento. São eles: os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor Ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril através do formulário.

Todos os projetos artísticos inscritos serão analisados pela equipe de curadoria da FIL e pelo Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão que farão a seleção, validação e contratação. Podem se inscrever artistas de diversas modalidades, como contadores de histórias, palestrantes, músicos, artistas visuais, entre outras.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, alerta que a inscrição não garante a participação na FIL, mas que o chamamento é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos artísticos. “Nossa proposta é cada vez mais abrir espaços para os artistas estarem presentes nos palcos da FIL, levando arte e cultura, de forma gratuita, para toda a população”.

“A Feira Internacional do Livro é uma vitrine cultural que impacta diretamente a construção social do município. Estar presente na feira é receita de sucesso para artistas locais, que terão visibilidade e público garantido”, comenta Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.

Mais informações sobre o cadastramento através do telefone (16) 3911-1050.

Sobre a FIL

A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, há quatro anos tornou-se internacional. Nesta 23ª edição homenageará os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono).

O evento acontecerá de forma presencial em diversos locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal e outros.

 Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.