This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Dia do Circo: Praça “Palhaço Piolin recebe o Cultura em Todo Lugar neste sábado, 23
Compartilhe:População poderá aproveitar atividades gratuitas e apresentações circenses, a partir das 9h, na zona Sul da cidade
Para homenagear um importante local de cultura e lazer, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Instituto do Livro, realiza neste sábado, dia 23 de março, das 9h às 12h, o Cultura em Todo Lugar – Especial Dia do Circo. O evento acontece Praça Jair Ianni de Paula Eduardo, a Praça Palhaço Piolin, em frente ao RibeirãoShopping, zona Sul da cidade.
A população terá a oportunidade de aproveitar várias atrações, como declamação de poesias, música, dança e apresentações circenses. Para as crianças, atividades gratuitas como brinquedos infláveis, oficinas de desenho, pintura facial, contações de histórias e distribuição de pipoca.
As entidades literárias e artísticas que participam deste projeto são Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), Academia Ribeirãopretana de Educação (ARE), Casa do Poeta e do Escritor (CPERP), União dos Escritores Independentes (UEI), Grupo de Médicos Escritores, Ordem dos Jornalistas, Ateliê Miguel Ângelo, Escola de Circo Dorival Rossi – Cema de Pradópolis e Projeto Social Marista Irmão Rui. O evento conta com o apoio da Guitar Music Shop, RibeirãoShopping, Saerp, Semas, Secretaria de Infraestrutura e Guarda Civil Metropolitana.
“Uma alegria imensa fazer parte da festa do Dia do Circo, especialmente por ter convivido com a Jair Ianni e saber de sua paixão pelo Piolin e por honrar sua memória! Hoje, honramos a eles e ao Roberto Bérgamo! Três vidas dedicadas às artes e ao próximo!”, destaca a superintendente da Fundação Instituto do Livro, Cristiane Bezerra.
O “Cultura em Todo Lugar” acontece sempre aos sábados e é uma ação da Secretaria da Cultura e Turismo com intuito de descentralizar as atividades culturais e artísticas de Ribeirão Preto, levando aos bairros opções de entretenimento por meio da arte e cultura.
Breve História do Circo
A arte circense se estabeleceu no Brasil em meados do século XIX, mas é celebrada no dia 27 de março por conta do nascimento de Abelardo Pinto, mais conhecido como palhaço Piolin, e que fez muito sucesso na primeira metade do século XX, sobretudo durante a década de 1920, sendo reconhecido como um dos grandes palhaços que já atuaram nos circos brasileiros.
Palhaço Piolin
Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolin, nasceu em Ribeirão Preto, no dia 27 de março de 1887, enquanto seus pais acompanhavam a caravana do circo em que trabalhavam. No começo da década de 1920, assumiu como palhaço no Circo Irmãos Queirolo, como “Careca”, no lugar de Chicharrão, que havia desistido de sua posição por não receber um aumento salarial.
Careca então assumiu o nome artístico de palhaço Piolin e logo começou a fazer grande sucesso. A partir de 1925, associou-se ao Circo Alcebíades e passou a realizar apresentações frequentes no Largo do Paissandu, na cidade de São Paulo/SP. O nome que ele adotou foi dado por um colega que zombava de suas pernas longas e finas, já que a palavra piolin é oriunda do espanhol e significa “barbante”.
As apresentações de Piolin, sobretudo durante sua fase no Largo do Paissandu, renderam-lhe reconhecimento pelo seu humor e pelas acrobacias que sabia realizar, chegando a chamar a atenção de pessoas importantes da época, como o presidente do Brasil Washington Luís (de 1926 a 1930).
Piolin também chamou a atenção dos modernistas, grupo intelectual de grande influência na época. Eles entendiam Piolin como uma representação do verdadeiro artista nacional, e nomes como Tarsila de Amaral e Mário de Andrade teceram elogios às apresentações do palhaço.
Jair Yanni passou parte de sua vida tentando prestar uma justa homenagem ao amigo Piolin em Ribeirão Preto. Junto com o artista plástico Roberto Bérgamo, ambos da Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto), criaram os poemas e as pinturas que hoje alegremente enfeitam a Praça do Palhaço, que leva o nome de Jair Yanni, na Avenida Presidente Vargas, entre as Ruas Mariano Pedroso de Almeida e Couto Magalhães.
O Dia do Circo, portanto, estabeleceu-se como lembrança de um de seus grandes representantes que, orgulhosamente, é de Ribeirão Preto.
Serviço
“Cultura em Todo Lugar” – Especial Dia do Circo
Data: 23 de março (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça Jair Ianni de Paula Eduardo (Praça Palhaço Piolin)
Endereço: Avenida Presidente Vargas, entre as Ruas Mariano Pedroso de Almeida e Couto Magalhães (em frente ao RibeirãoShopping)
Gratuito