Em janeiro, Ribeirão Preto tem saldo positivo de empregos - Juliana Rangel

Em janeiro, Ribeirão Preto tem saldo positivo de empregos

Compartilhe:

Dados do Caged mostram que todos os setores da economia apresentaram crescimento, exceto o comércio

No novo boletim de Geração de Emprego do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referente ao mês de janeiro de 2024, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, através da divisão de Estudos Econômicos e Pesquisa, apresentou o panorama dos principais indicadores econômicos de geração de emprego do município, como saldo de contratações, a distribuição por setores e o total de pessoas empregadas.

A evolução do saldo de negativo de 2.448 para o saldo positivo de 904 pessoas empregadas, percentual de 0,37%, ou seja, Ribeirão Preto está dentro da média nacional e estadual, é um comportamento diferente comparado ao outros anos. Nesse mês, a maioria dos setores apresentou crescimento, exceto o comércio, mas é considerado um resultado típico para esse setor, devido as demissões das vagas temporárias de fim de ano.

A construção civil foi a que mais gerou empregos, contratou 644 pessoas. Seguida pela indústria, serviços e agropecuária.

A contratação de homens foi a maioria nesse mês, com total de 796 contra 108 mulheres contratadas. Em termos de escolaridade, a contratação de pessoas com nível médio continua sendo a que mais cresce, representa 43,9% das novas vagas, seguido pelo nível Fundamental que é de 33,7%. analfabetos apresentaram crescimento e superior incompleto teve fechamento de vagas.

Para a idade, permanece a preferência significativa do mercado por jovens, pessoas com até 24 anos correspondem a 65% do total, 588 pessoas contratadas. Já pessoas de 25 a 29 anos e acima de 65 anos apresentaram perda de vagas.

Resultado Caged Ribeirão Preto/janeiro de 2024

Admissões: 12.547

Demissões: 11.643

Saldo positivo: 904 empregos gerados com Carteira Assinada

Vagas distribuídas por setores da economia

Construção Civil – 644 VAGAS

Indústria: 289

Serviços:  129

Agropecuária: 8

Comércio teve saldo negativo, ou seja, fechou 166 postos de trabalhos.