Interior de São Paulo tem sete feiras do livro em 2024 - Juliana Rangel

Interior de São Paulo tem sete feiras do livro em 2024

Compartilhe:

Primeira feira será em Guará e na sequência entram na temporada 2024 as cidades de Ipuã, São Joaquim da Barra, Morro Agudo, São José da Bela Vista e Batatais

A Fundação do Livro e Leitura realizará sete feiras literárias em 2024 no Estado de São Paulo. A 6ª Feira do Livro de Guará, agendada para 2 a 5 de maio, será a primeira delas. Na sequência, a entidade promoverá feiras nas cidades de Ipuã (23 a 25 de maio), São Joaquim da Barra (26 a 29 de junho), Morro Agudo (11 a 15 de setembro), São José da Bela Vista (26 a 28 de setembro), Batatais (21 a 26 de outubro) e em Ribeirão Preto, com a 23ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL), que ocorre entre 1 e 11 de agosto.

Em 20 anos de experiência com ações culturais, a Fundação do Livro e Leitura fomenta eventos no Estado de São Paulo desde 2019, sempre focada em promover ambientes culturais diversificados, integrando a comunidade com o universo da literatura. Durante 2023, a agenda promovida e realizada pela instituição – entre as seis cidades que receberam feiras do livro e outros eventos – alcançou 300 mil pessoas, de todas as idades, que tiveram acesso a mais de 500 atividades produzidas. Toda essa programação oferecida à população de cada localidade representa um importante legado cultural, literário e artístico, reconhecido nacional e internacionalmente.

Para Dulce Neves, presidente da Fundação, as parcerias com as prefeituras municipais para a realização das feiras literárias representam, ao mesmo tempo, um reconhecimento ao trabalho realizado pela entidade e uma oportunidade ímpar de ressaltar a importância do livro junto a um número cada vez maior de pessoas, além de ser um desafio contínuo de aprimoramento da excelência nas realizações dos eventos culturais da instituição. “Estamos felizes com a agenda de feiras literárias que temos para 2024 porque isso vem ao encontro da proposta central da Fundação, que é valorizar a literatura brasileira e estrangeira em suas mais diversas possibilidades. Nossa expectativa é a melhor possível, tanto em relação a agenda de cada programação como em relação à participação do público”, comenta Dulce Neves.

Em breve, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto inicia a divulgação da programação de cada feira. A seguir, confira as datas já definidas.

MAIO
Evento:
6ª Feira do Livro de Guará
Data: 2 a 5 de maio

Evento: 5ª Feira do Livro de Ipuã
Data: 23 a 25 de maio

JUNHO
Evento:
15ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra
Data: 26 a 29 de junho

AGOSTO
Evento:
23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
Data: 1 a 11 de agosto

SETEMBRO
Evento:
3ª Feira do Livro de Morro Agudo
Data: 11 a 15 de setembro

Evento: 1ª Feira do Livro de São José da Bela Vista
Data: 26 a 28 de setembro

OUTUBRO
Evento:
11ª Feira do Livro de Batatais
Data: 21 a 26 de outubro

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.