This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Conheça Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil
Compartilhe:Considerado o refúgio da Serra da Mantiqueira, o destino recebe quase 6 milhões de turistas por ano
Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do Brasil, a 1.628 metros de altitude e distante apenas 172 quilômetros da capital paulista, é o local ideal para viajar em família, casal ou na companhia de amigos.
De acordo com o estudo do Observatório do Turismo, que usa os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Data MPE Brasil, em 2023, a cidade recebeu 5.505.230 visitantes, crescimento de 9% em relação a 2022. Ou seja, o destino está cada vez mais no roteiro dos brasileiros.
Com o clima ameno e ares de charme e sofisticação para todo lado, Campos do Jordão está muito além do centro comercial, o famoso Capivari. O município é conhecido por sua beleza, arquitetura, romantismo, turismo de luxo e, principalmente, ecoturismo. O que significa que há muitas atrações e oportunidades para viver experiências inesquecíveis por lá.
Clima e natureza
Um dos maiores atrativos de Campos do Jordão é o seu clima de montanha agradável durante todo o ano. No verão, as temperaturas amenas possibilitam um alívio bem-vindo do calor intenso das cidades vizinhas, já no inverno, o frio traz a oportunidade de desfrutar a névoa matinal e noites estreladas. No outono e na primavera, o clima é convidativo para vestir um casaco, tomar um vinho e saborear as delícias da gastronomia local.
A natureza por si só já é motivo suficiente para conhecer o destino. Os visitantes podem explorar trilhas que atravessam florestas de araucárias e cruzam riachos cristalinos. Os parques são um paraíso para os amantes da biodiversidade, oferecendo uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de quadriciclo, mountain bike e observações de aves.
Gastronomia
A gastronomia é outra razão pela qual Campos do Jordão é tão amada pelos visitantes. A cidade tem restaurantes charmosos, sofisticados e aconchegantes, que servem desde pratos internacionais até a deliciosa culinária regional. As refeições típicas são as fondues, trutas frescas e os deliciosos chocolates artesanais.
Nos estabelecimentos, sejam eles nas ruas em diferentes pontos ou em hotéis, atendendo hóspedes e também o público externo, as pessoas são recebidas com sorrisos genuínos e um serviço atencioso, que faz com que se sintam em casa.
Os destaques gastronômicos ficam por conta de locais como o Alto da Brasa, Dona Chica, Elio Cucina, Ludwig Restaurante, Mercearia Campos e a Vila Chã, além de vinícolas tradicionais como a Santa Maria.
Rotas especiais
O destino serrano oferece experiências únicas, desde suas charmosas ruas de paralelepípedos até suas trilhas deslumbrantes, com convites para paradas para saborear a gastronomia requintada e se encantar com a cultura vibrante.
Abaixo, conheça algumas rotas especiais:
Caminho do Horto
Esse trajeto conta com diversos pontos turísticos que não podem faltar no roteiro dos viajantes. O Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal), que tem mais de 8 mil hectares, conta com trilhas bem conservadas em que os visitantes têm a oportunidade de observar uma grande variedade de flora e fauna, além de aproveitar experiências como arborismo, atividades ao ar livre, passeios de bicicleta, piqueniques e para os mais aventureiros, há a possibilidade de praticar escalada em rocha e rapel, escolhas perfeitas para quem gosta de adrenalina.
Os campos de araucária, árvores típicas da cidade, também são buscados pelos turistas. E os atrativos não param por aí. O Zoom Bike Park, parque recreativo com trilhas para mountain bike de diferentes graus de dificuldade, é o ponto ideal para os apaixonados por esportes radicais.
O Parque da Lagoinha é parada obrigatória. Refúgio tranquilo e encantador cercado pela exuberante natureza da Serra da Mantiqueira, localizado próximo ao centro, o local tem trilhas suaves, lagos serenos e uma vegetação exótica. Ideal para momentos de relaxamento e contemplação.
A Casa Araucária e o projeto social Maostiqueira, que capacita pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos artesanais feitos deste item 100% natural, são locais que os turistas ficarão encantados, principalmente por conta da paisagem.
Os visitantes podem também aproveitar o Caminho da estrada de ferro, em que a pessoa tem a oportunidade de fazer um passeio na Maria fumaça.
E quem gosta de provar novos sabores etílicos, deve conhecer a Caras de Malte, um estabelecimento com ares de boemia intimista, lareira central e cozinha variada de chapas de carnes em pratos europeus encorpados. Outro destaque culinário é o restaurante Dois Rios, inserido em uma paisagem sem igual e conduzido pela chef Patrícia Sampaio Bettencourt e seu companheiro Carlos Bettencourt. O lugar recebeu esse nome por conta do terreno que está ladeado pelos rios Fojo repleto de trutas e pelo Sapucaí Guaçu, caloroso no verão e de águas límpidas e tranquilas no inverno.
Alto Lajeado
O roteiro do Alto Lajeado é bem diversificado e encanta o público de todas as idades. O visitante pode começar com o Tarundu, parque com 25 atrações de lazer para todos os gostos, em que a pessoa tem contato com a natureza em uma área de 500 mil m² de mata preservada, a 1.700 metros de altitude.
Já o Parque Amantikir tem um conjunto de jardins e diversos pontos interativos. São mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60 mil m², abertos à visitação durante todos os dias do ano. O colorido dos canteiros é cenário para lindos registros fotográficos.
O Parque Bambui, complexo de lazer que faz parte da propriedade do Hotel Toriba, oferece uma experiência imersiva na natureza em uma área de 336 mil m². Por outro lado, a Fazendinha Toriba possui diversos animais domésticos que podem ser tocados e alimentados pelos visitantes. As crianças amam!
Por ali, a Cervejaria Campos do Jordão, inspirada na beleza da Mantiqueira e pensada para proporcionar uma sensação única no universo cervejeiro, é parada obrigatória. O endereço oferece a oportunidade de conhecer o processo da criação de sua bebida, além de ter paisagens instagramáveis. O mirante, que faz parte do território, tem uma vista da serra de tirar o fôlego.
Alto do Boa Vista
Os atrativos desse trajeto são destinados àqueles que amam conhecer a história e cultura local. O Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador do estado de São Paulo, é um passeio inesquecível. Na parte interna é possível apreciar mais de 1.800 obras de arte, do Modernismo ao abstrato, com destaque para um conjunto de 8 raras e valiosas pinturas de Tarsila do Amaral, além de mobiliário, tapeçarias, louçaria e prataria catalogada.
O Museu Felícia Leirner, que divide espaço com o Auditório Claudio Santoro, que é a casa do Festival de Inverno de Campos do Jordão, está localizado em uma área de aproximadamente 35 mil m². Ali é possível contemplar a arte perfeitamente integrada à natureza.
A cervejaria Baden Baden traz tradição, unido à inovação, e eleva os sabores com combinações surpreendentes de suas bebidas encontradas em boa variedade de aromas
O Mosteiro São João, próximo ao centro, a cinco quilômetros da Vila Capivari, no caminho para o Palácio Boa Vista, é um lugar tranquilo com missas regulares, cânticos gregorianos, um maravilhoso jardim e lago.
Portal – Capivari
Os pontos mais tradicionais de Campos do Jordão estão localizados no centro e merecem ser conhecidos. O famoso teleférico é um deles. Quem faz o passeio se surpreende com a vista panorâmica e a possibilidade de contemplara paisagem tanto pela cabine, como pelas cadeiras. Por ali também fica o trenó, que consiste em um carrinho que se desloca até 40km/h sobre um trilho de 485 metros de extensão; e o famoso bar de gelo Iceland, um universo abaixo de zero com estrutura composta 100% por gelo.
E para finalizar esse roteiro, o visitante pode desfrutar da variedade gastronômica do Mercearia Campos – Restaurante & Bar, que há mais de 20 anos disponibiliza o que a região da Mantiqueira tem de melhor.
Itapeva
O Bosque do Silêncio, parque ecológico e tropical, possibilita caminhadas por trilhas naturais, e ainda conta com espaços para paintball, peteca e outras opções de lazer.
A Fazenda Prana é o queridinho dos turistas que amam tirar fotos em paisagens exuberantes e apreciar um pôr do sol inesquecível. O local conta com restaurante, tirolesa, bike aérea, balanço infinito (o mais alto do Brasil), parquinho de diversão rústico e trilhas para caminhada.
O parque da Floresta Encantada possui casas pequenas inspiradas em histórias e contos infantis e para uma imersão ainda maior os funcionários ficam fantasiados aos fins de semana.
A Fazenda Saint Clair, conhecida como parque das lavandas, está situada no território do Pico do Itapeva e permite desfrutar de belas paisagens naturais e contemplar a paisagem.