This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Programação: Veja a agenda cultural de abril: saraus, cinema e Clube do Livro
Compartilhe:O mês começa com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento nesta quarta-feira (3/4). Todas as atividades são abertas e gratuitas ao público em geral
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta sua agenda cultural gratuita de abril com uma programação diversificada para todas as idades, incluindo eventos presenciais e on-line, todos abertos ao público.
A programação inicia com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, no dia 3 de abril (quarta-feira), às 20h. O evento, coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho, celebra a cultura, a literatura e a música, reunindo profissionais da área médica e entusiastas na sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América).
Cine Fórum – “Julia” (1977)
No dia 14 de abril (sábado), às 18h, será realizado o Cine Fórum com a exibição do filme “Julia” (1977), dirigido por Fred Zinnemann. O encontro, organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, propõe um debate sobre a produção cinematográfica inspirada no livro “Pentimento”, de Lillian Hellman. O longa retrata a história de duas amigas de infância e suas trajetórias durante a Segunda Guerra Mundial. A sessão acontece na sede da Fundação e a entrada é gratuita.
“Julia” conta a história de duas amigas de infância que percorrem caminhos diferentes. A mais rica, Julia, foi estudar em Viena, na Áustria, e a outra, Lillian Hellman, tornou-se escritora e em sua ascensão, é convidada a ir para a União Soviética (hoje Rússia). O enredo se desenvolve com Julia pedindo dinheiro para Lillian, com a finalidade de ajudar as vítimas do regime nazista – que crescia na época narrada – e essa missão se tornou perigosa pela escritora por ser uma conhecida judia.
O longa foi muito bem aceito pela crítica da época, sendo indicado e vencendo diversas premiações. Em 1978, ano seguinte ao lançamento, conquistou o Oscar de melhor ator coadjuvante (Jason Robards), melhor atriz coadjuvante (Vanessa Redgrave) e melhor roteiro adaptado. Além de ter sido indicado em outras oito nomeações como melhor filme, diretor, ator, atriz, fotografia, figurino, edição e trilha sonora. Também venceu os prêmios Globo de Ouro (melhor atriz e atriz coadjuvante) e o Bafta de 1979, nas categorias de melhor filme, atriz, roteiro e fotografia.
Clube do Livro – “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago
No sábado seguinte, dia 20 de abril, às 16h, o Clube do Livro, comandado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, discutirá a obra “Ensaio sobre a Cegueira”, do renomado escritor português José Saramago. O encontro será realizado de forma on-line, por meio da plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/89228857271), e é aberto ao público interessado em debater e compartilhar suas impressões sobre a obra.
“Ensaio sobre a Cegueira” foi publicado em 1995 e traduzido em diversas línguas pelo mundo. O livro conta a história da epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais. Esse é um dos livros mais famosos e renomados do autor, junto com “Memorial do Convento” e “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, além de ter sido um dos principais motivos para a escolha de José Saramago para o prêmio Nobel de Literatura em 1998.
Sarau Odilon – “Criando sua própria poesia”
Encerrando a programação do mês, no dia 27 de abril (sábado), às 19h, acontecerá o Sarau Odilon, com o tema “Criando sua própria poesia”. O evento, que homenageia Odilon Ramos de Oliveira, dentista e professor universitário que deixou um legado de resistência, contará com a presença do multifacetado artista Akins Kinte (poeta, contista, músico, roteirista, diretor e educador) – criador do Sarau do Kintal, em São Paulo, em 2013. “Preparamos um grande recital poético autoral”, adianta a curadora do Sarau Odilon, Maria Helena Ramos de Oliveira, filha de Odilon Ramos de Oliveira. Segundo ela, o tema escolhido para o encontro de abril foi inspirado na vida das pessoas: desde seu nascimento até a vida adulta. “Nossas fases de desenvolvimento de bebê, criança, adolescência, adulto e a velhice – tudo isso é pura poesia. Só gratidão nesta existência e coloco tudo em prosa e rima a poesia da vida”.
A sessão será realizada no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, no Quintino Facci II). A entrada é gratuita e aberta ao público.
SERVIÇO
Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento
Data e horário: 03/04 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Cine Fórum
Exibição do filme “Julia” (1977)
Data e horário: 14/04 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Clube do Livro
Debate sobre a obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago
Data e horário: 20/04 (sábado) | 16h
Encontro on-line: plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/89228857271)
Aberto e gratuito
Sarau Odilon | “Criando sua própria poesia”
Com Akins Kinte
Data e horário: 27/04 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.
Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.