Comissão Semeadoras do Agro marca presença na Agrishow 2024 com protagonismo feminino - Juliana Rangel

Comissão Semeadoras do Agro marca presença na Agrishow 2024 com protagonismo feminino

Compartilhe:

Com iniciativas voltadas para o bem-estar e a valorização das mulheres do campo, Semeadoras do Agro levam seu compromisso de cuidado para a maior feira agropecuária do Brasil

A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), está presente na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto, levando conhecimento e apoio essencial às produtoras e trabalhadoras rurais. A comissão que representa a força da mulher no agronegócio paulista terá uma sala especial dentro do estande da Faesp onde estará divulgando o projeto Semear é Cuidar, uma ação conjunta com o Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do Senar-SP e realizará um evento dia 02 de maio em parceria com o Sebrae-SP, ocasião em que também será lançado o programa A Protagonista, do Canal Rural, um projeto de causa que tem a Semeadoras como parte integrante do comitê editorial. Ainda na feira as Semeadoras farão o lançamento de um podcast em parceria com Juliana Rangel News, com entrevistas sobre o setor

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, quase um quinto das propriedades rurais do Brasil é gerido por mulheres. Em números absolutos, são 947 mil mulheres responsáveis pela administração de propriedades rurais no país e 14% delas se encontram no estado de São Paulo. “O protagonismo dessas vozes femininas tende a crescer mais e mais e, na Agrishow, nós estaremos juntas, em um podcast em parceria com a Juliana Rangel News, para promover essas mulheres fantásticas, ajudando-as a contar suas histórias e desmistificando o papel da mulher também no campo”, explica Juliana Farah, vice-presidente da comissão Semeadoras do Agro.
 

“As Semeadoras do Agro levam o projeto Semear é Cuidar, um desdobramento do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC), a diversas cidades do estado, com esclarecimentos ao público feminino sobre a necessidade de cuidados preventivos e as ações disponibilizadas”, explica o médico Roberto de almeida Duarte, responsável pelo programa Promovendo a Saúde no Campo. A iniciativa, que tem como lema Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo, realizada em parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, por intermédio da Semeadoras do Agro, com as ONGs Orientavida e Pense Rosa, em conjunto com os Sindicatos Rurais, conta com o apoio da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais, por meio de suas secretarias de saúde municipais.


Para Tirso de Salles Meirelles, presidente da Faesp, a presença da Comissão Semeadoras do Agro, num evento tão importante, como a Agrishow, amplia a visibilidade de um projeto que já ajudou quase mil mulheres a realizar exames essenciais, como mamografias e ultrassonografias, apenas no último ano. “A importância das mulheres no agro paulista é crescente e a vida rural segura a mulher no campo, muitas vezes não há tempo para pensarem na própria saúde, nem oportunidade de saírem para cidade se cuidar. Já sabemos que mais de 80% delas nem acesso a exames preventivos essenciais. O projeto Semear é Cuidar, da Semeadoras, leva a possibilidade de se prevenir contra um câncer de mama, algo importantíssimo pra elas e pra Sociedade como um todo”, destaca o presidente da Faesp.

A proximidade com as comunidades já tem rendido muitos frutos na comunidade rural. Ao longo de 2024, o projeto deve chegar a 60 municípios, promovendo atendimento a 3.000 mulheres em ações de prevenção ao câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de pele. “Em muitas cidades que chegamos para apresentar o Semear é Cuidar, encontramos agricultoras sem acesso à saúde ou sem informação necessária para se prevenir de doenças graves, como o câncer de mama, de colo de útero e de pele. Nosso papel é fazer essa ligação e mostrar que elas têm direito de cuidar de si mesmas, para que possam cuidar da terra e de muitas pessoas que dependem delas, na maioria dos casos”, afirma Juliana Farah.

Sebrae-SP, com o projeto Sebrae DELAS, é parceiro nas ações das Semeadoras do Agro e está sempre junto das Semeadoras, estimulando o empreendedorismo feminino no meio rural em todo o estado de São Paulo. Só no ano de 2023, sindicatos rurais de mais de 70 cidades do estado de São Paulo acolheram ações da comissão. No evento do dia 02 de maio, Encontro Mulheres do Agro em Ação, Sebrae e Faesp estarão oferecendo uma palestra sobre o protagonismo feminino no agronegócio, no espaço IAC – Instituto Agronômico de Campinas, a partir das 13h. Quinhentas mulheres já confirmaram presença. “Essa força e resiliência típicas das mulheres é um patrimônio que fomenta boas ideias e excelentes negócios. Estamos sempre juntas no intuito de motivar e fazer com que os negócios prosperem”, disse Adriana Menezes, integrante da comissão.


Nesta mesma ocasião, acontecerá o lançamento do programa A Protagonista, uma correalização Canal Rural e Faesp. As Semeadoras do Agro fazem parte do Comitê Editorial, juntamente com outras entidades que também reconhecem e valorizam o protagonismo da mulher empreendedora rural, como De Olho no Material Escolar; Comitê da OCB Mulher, CNA, ABCZ Mulher e SRB. O programa está com estreia marcada para dia 13 de maio e vai exibir semanalmente entrevistas com mulheres de diferentes perfis relatando experiências em gestão de propriedade rural. “Minha expectativa é unir os grupos de mulheres do agro e consequentemente unir as mulheres. O projeto A Protagonista do Canal Rural é o lugar onde elas terão visibilidade nacional de tudo o que já estão fazendo. O objetivo é trocar aprendizado, criar conexão e mostrar que a mulher do agro está preparada em diversos setores para assumir cargos de liderança”, disse Jaqueline Silva, diretora de Conteúdo do Canal Rural.
Apoiando o evento do dia 02, estão as empresas: Dillianz Bank, o banco digital do agro e a Massey Ferguson, empresa líder mundial no mercado de maquinário agrícola.