Pesquisa revela que trabalhador brasileiro prefere bem-estar à promoção - Juliana Rangel

Pesquisa revela que trabalhador brasileiro prefere bem-estar à promoção

Compartilhe:

De acordo com o estudo global Talent Trends, da Michael Page, 56% dos profissionais brasileiros recusariam uma promoção a fim de preservar o bem-estar, superando as médias global (48%) e da América Latina (43%). Além disso, 70% dos respondentes brasileiros considerariam a possibilidade de aceitar uma oferta de emprego como freelancer, refletindo uma busca por maior flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Estamos em um ponto crítico onde a exaustão, a doença e a infelicidade no trabalho são vistas como normais. No entanto, é possível mudar essa realidade. Ao adotar uma abordagem mais humana e consciente, focada no bem-estar e na felicidade sustentável, podemos criar um ambiente corporativo mais saudável e produtivo. A mudança começa com a reflexão sobre nossas escolhas e ações cotidianas, emponderando-nos para construir caminhos possíveis para uma vida mais feliz e sustentável”, ressalta Chirles de Oliveira,  palestrante e idealizadora da Virada da felicidade.

Chirles pontua esse estado de adoecimento social com a frase de Jiddu Krishnamurti que diz: “não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente”, e assim nos faz refletir sobre qual modelo de sociedade e de vida queremos perpetuar. Queremos viver uma vida potente, com significado ou apenas sobreviver pagando boleto e tendo uma felicidade fugaz?

Para a especialista, vivemos em uma sociedade que valoriza conquistas materiais, fama, poder e acúmulo de dinheiro, mas que se mostra ineficaz para o florescimento humano. A verdadeira felicidade não está em buscar, mas em encontrar, relembrar e estar presente para simplesmente SER. A potência da mente e da alma reside dentro de cada um de nós, e é preciso mergulhar nas camadas profundas do SER em suas facetas: mental, emocional, relacional e espiritual.

“Precisamos investigar as causas sistêmicas do estresse, burnout, ansiedade crônica, doenças do coração, diabetes e infelicidade no trabalho e na vida. Ao encontrar algumas respostas, devemos decidir trilhar em uma direção diferente, com planejamento, paciência, sabedoria e amor. Para construir um mundo corporativo mais saudável e produtivo, é necessário adotar novos hábitos e olhar para os ofensores da produtividade diária”, ressalta a coach de felicidade.

Imagem de stockking no Freepik

Dicas da Chirles para um ambiente corporativo saudável:

  1. Flexibilidade e Autonomia: as empresas devem incorporar a flexibilidade e a preocupação com o bem-estar na cultura organizacional. Isso inclui oferecer opções de trabalho remoto, horários flexíveis e oportunidades para trabalho freelancer.
  1. Comunicação Clara: é essencial que as companhias comuniquem claramente as expectativas sobre os modelos de trabalho e expliquem as motivações por trás das decisões. Isso ajuda a gerenciar a insatisfação e a criar um ambiente de confiança.
  1. Foco no Bem-Estar: implementar programas de bem-estar que abordem a saúde mental, emocional e física dos colaboradores. Isso pode incluir sessões de mindfulness, atividades físicas, apoio psicológico e iniciativas de desenvolvimento pessoal.
  1. Redução de Reuniões Desnecessárias: avaliar a necessidade e a frequência das reuniões, garantindo que sejam produtivas e relevantes. Utilizar ferramentas de comunicação assíncrona pode ser uma alternativa eficaz.
  1. Desenvolvimento de Lideranças Empáticas: formar líderes que compreendam a importância do bem-estar dos colaboradores e que promovam um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Como bem coloca Chirles de Oliveira, palestrante e CEO da Virada da Felicidade: “Não há respostas fáceis nem caminhos curtos para viver uma vida equilibrada, a tal felicidade sustentável. Há caminhos possíveis, porém eles não são curtos, não há atalhos e ninguém fará isso por você. Só você pode fazer essa caminhada, mas não precisa fazê-la sozinha e sem preparo. Atravesse o deserto munido das ferramentas necessárias para essa travessia. Assim, você saberá apreciar o oásis da sua alma e vivenciar esse potencial na sua vida cotidiana. A liberdade está em conhecer as causas do sofrimento e se libertar deles. Não tenha pressa, continue caminhando”, finaliza;

Dados Globais

O relatório “State of the Global Workplace: 2023 Report” da Gallup revela um cenário alarmante: 44% dos colaboradores relataram ter passado por muito estresse no trabalho no dia anterior. Além disso, apenas 23% dos colaboradores estão engajados globalmente, e 71% consideram que suas reuniões não são produtivas, segundo o relatório “The Cost of Unnecessary Meeting Attendance”. Esses dados evidenciam um quadro preocupante de colaboradores cansados, sobrecarregados, ansiosos, preocupados, deprimidos, solitários, improdutivos e desengajados.

Imagem de wayhomestudio no Freepik
Juliana Rangel
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.