Jovens trocam capitais pelo interior em busca de qualidade de vida e novas oportunidades - Juliana Rangel

Jovens trocam capitais pelo interior em busca de qualidade de vida e novas oportunidades

Compartilhe:

Cidades interioranas se tornam destino de uma nova geração de moradores; Ribeirão Preto lidera ranking de progresso social entre municípios com mais de 500 mil habitantes

Em busca de mais qualidade de vida, contato com a natureza, segurança e um ritmo menos acelerado, cada vez mais jovens estão deixando as grandes capitais para viver no interior. A tendência vem ganhando força, especialmente em cidades de médio e grande porte no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Esse movimento se destaca em municípios com elevado índice de desenvolvimento urbano, presença de universidades de referência e expansão de setores como tecnologia, saúde, educação e agronegócio. Essas cidades vêm atraindo não só estudantes e jovens profissionais, mas também investidores em busca de estabilidade e melhor custo-benefício.

Ribeirão Preto é um exemplo dessa mudança. A cidade alcançou a 15ª colocação no Índice de Progresso Social (IPS), que avalia indicadores como bem-estar, acesso a serviços básicos e oportunidades econômicas. Entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, excluindo as capitais, Ribeirão aparece em primeiro lugar, com 69,7 pontos em uma escala de 0 a 100.

“São pessoas que priorizam bem-estar, mobilidade urbana inteligente e acesso a áreas verdes e serviços de qualidade. Elas buscam morar bem, mas sem abrir mão da vida social e das oportunidades de crescimento profissional”, afirma Rafael Batista, diretor de Incorporação da Perplan, incorporadora com 24 anos de atuação especializada em cidades do interior.

A movimentação tem reflexo direto no mercado imobiliário. Empreendimentos com áreas compartilhadas, espaços de coworking, infraestrutura pet friendly e boa localização têm sido cada vez mais valorizados por esse público. “A nova geração valoriza a praticidade, mas também está mais atenta à responsabilidade e à conexão com a cidade. Isso se reflete na forma como escolhem onde morar”, complementa Batista.

Segundo ele, essa mudança de estilo de vida também representa uma reconexão com as raízes e com um modelo de cidade mais humanizado. O custo mais acessível do mercado imobiliário, comparado ao das capitais, somado à possibilidade de trabalho remoto, reforça o apelo do interior.

É o caso de Rafael Soares, que encontrou em Ribeirão Preto um ambiente mais favorável para viver e investir. “A cidade me surpreendeu em todos os sentidos. Além da qualidade de vida, encontrei aqui oportunidades reais de crescimento profissional. Ribeirão tem infraestrutura comparável à das capitais, mas com o ritmo e o acolhimento do interior. É um lugar onde vale a pena construir uma vida”, destaca.

Sobre a Perplan

A Perplan completou 24 anos de história. Sediada em Ribeirão Preto, com foco nos estados de São Paulo e Minas Gerais, construiu um portfólio sólido e diversificado, totalizando mais de 40 empreendimentos lançados e mais de 7 mil unidades entregues.

Juliana Rangel
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.