Agenda mensal da Fundação do Livro e Leitura tem início nesta terça-feira, 7 - Juliana Rangel

Agenda mensal da Fundação do Livro e Leitura tem início nesta terça-feira, 7

Compartilhe:

Atividades gratuitas abordam educação, literatura e cinema. Professores terão encontro exclusivo com o cronista Antonio Prata

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, SP apresenta a programação cultural para o mês de novembro. As atividades, que são gratuitas e abertas ao público, incluem palestra, sarau, exibição de filmes e encontros literários.

Nesta terça-feira, 7, às 15h, no auditório Meira Júnior do Theatro Pedro II, o escritor Antonio Prata tem um encontro exclusivo com professores da rede estadual de Ribeirão Preto. Oportunidade para conhecer os caminhos percorridos pelo escritor, suas obras e seus textos. Prata tem 15 livros publicados. Escreve crônicas aos domingos no jornal Folha de S. Paulo e trabalha como roteirista na Rede Globo.

Na quarta-feira, 8, às 20h, o Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento promove o seu tradicional sarau na sede da Fundação do Livro e Leitura. O evento, com coordenação do médico e escritor Nelson Jacintho, é aberto ao público e os participantes podem levar suas obras autorais, recitar poemas, cantar, tocar algum instrumento musical ou apenas apreciar as apresentações.

No sábado, 11, das 10h às 12h, na sede da Fundação, o Clube Literário Resenha Preta recebe o escritor Akins Kintê para um encontro com o público  mediado por Iuliana Rodrigues e Zeca Ferreira. Kintê é escritor, documentarista e arte-educador. O tema do bate-papo será em torno do livro “Muzimba, na humildade sem maldade”.

Na obra, Kintê reúne toda sua experiência com as rodas de slam, samba e rap, e apresenta um conjunto de poemas que traduzem a alma diversa e polifônica das periferias. “Minha obra traz o lance de quebrada das favelas, das periferias, da beirada de campo, do futebol de várzea. O ‘Muzimba’ dialoga muito com o preto de favela, com a moça preta de favela, com a questão racial, que é a coisa que mais nos liga e que dá essa sintonia forte para as periferias do Brasil, seja em São Paulo, Ribeirão Preto, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, alguns lugares por onde tenho circulado”, destaca o autor.

Cinema e literatura

Neste mês, o projeto Cine Fórum exibe o filme “Tomates Verdes Fritos”. Drama americano de 1991 dirigido por Jon Avnet e baseado no romance de mesmo nome de Fannie Flagg, o filme conta a história de Evelyn Couch, uma dona de casa infeliz que visita sua tia em um hospital psiquiátrico. Lá, ela conhece Ninny Threadgoode, uma senhora idosa que lhe conta histórias de sua vida.

As histórias de Ninny envolvem duas amigas que vivem no sul dos Estados Unidos durante a Grande Depressão de 1929. Ao ouvir as histórias, Evelyn começa a se ver de uma nova maneira. Ela percebe que é uma mulher forte e capaz, e que pode mudar sua própria vida. “Tomates Verdes Fritos” foi um sucesso de crítica e público, sendo indicado a duas categorias do Oscar. Logo após a exibição, o público poderá participar de um debate sobre a obra. O Cine Fórum, coordenado pelos Gêmeos do Cinema André e Marcos de Castro, acontece no dia 11 de novembro (sábado), às 18h, na sede da Fundação.

Clube do Livro

Fechando a programação do mês, no dia 18 de novembro (sábado), a partir das 16h, será realizada por meio da plataforma on-line Zoom mais uma edição do Clube do Livro, com mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão, desta vez sobre o livro “Afirma Pereira”, do autor italiano Antonio Tabucchi.

O romance foi publicado em 1994 e narra a história de um jornalista português, José Ribeiro Pereira, que vive em Lisboa durante a ditadura de Salazar (1933-1974). Um texto complexo e reflexivo, que aborda temas como a ditadura, a liberdade, a amizade e a literatura. “Afirma Pereira” também ganhou uma versão em quadrinhos, pelos traços do francês Pierre-Henry Gomont, lançada no Brasil em 2022.

SERVIÇO
Programação de novembro de 2023 da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Palestra com Antonio Prata
Data: 7 de novembro (terça-feira)
Evento exclusivo para professores da rede estadual de ensino

Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 8 de novembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Resenha Preta com Akins Kintê
Mediação de Juliana Rodrigues e Zeca Ferreira
Data: 11 de novembro (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
Exibição do filme “Tomates Verdes Fritos”
Data: 11 de novembro (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Clube do Livro
“Afirma Pereira”, de Antonio Tabucchi
Data: 18 de novembro (sábado)
Horário: 16h
Encontro on-line: Plataforma on-line Zoom (https://us02web.zoom.us/j/84622982238?pwd=NnJwLzlpQTIwVWlIRldGWW9OU2xtZz09)
Aberto e gratuitoPara mais informações sobre a programação cultural da Fundação do Livro e Leitura, acesse o site da instituição (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) ou ligue para (16) 3911-1050.