This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Campanha da Casa do Contabilista, incentiva a destinação de parte do IR para crianças e idosos
Compartilhe:O objetivo é despertar a consciência de cidadania
A Campanha Destinação do Bem, desenvolvida pela Casa do Contabilista de Ribeirão Preto com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal do Idoso, tem o objetivo de despertar a consciência de cidadania, que contribuirá com um futuro melhor para muitas crianças, adolescentes e idosos.
“O Governo Federal permite a dedução da sua destinação do Imposto de Renda para entidades assistenciais dos municípios. O seu dinheiro é administrado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA ou pelo Fundo Municipal do Idoso-CMI. Fazendo a destinação, você pode indicar a instituição para a qual quer contribuir”, destaca a presidente da AESCON RP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), Ana Lucia Corsino Picão.
Quem optar por participar da campanha e destinar parte do Imposto de Renda, pode obter abatimento no valor do seu imposto a pagar ou aumento da sua restituição. Vale lembrar que a destinação não compromete a sua declaração, pois o CMDCA e CMI são legalmente obrigados a enviar à Receita Federal a Declaração de Benefícios Fiscais-DBF com todas as destinações feitas durante o ano calendário.
A destinação do IR pode ser feita em dois momentos do ano.
Veja:
1º O contribuinte pode escolher a entidade e destinar 6% do imposto devido. Porém, essa destinação deve ser feita até o final do mês de dezembro, inclusive com o pagamento da guia, que é emitida nos sites do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho Municipal do Idoso.
2º Quem não fez a destinação de parte do IR até dezembro, pode fazer no momento que elaborar a Declaração do IR, porém será destinado apenas 3%.
Neste caso, a guia é emitida pelo próprio programa da declaração e só é possível escolher a cidade que fará a destinação. Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso que decidirão em quais entidades cadastradas usarão o fundo. A Casa do Contabilista está à disposição para esclarecer dúvidas referentes à destinação de parte do seu IR.
Mais informações na Casa do Contabilista: (16) 3625-7159.