This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Férias escolares: 6 livros para ler e se encantar com as crianças
Compartilhe:Diversidade, consciência ecológica e aprendizagem: o espaço ekoa selecionou obras que apresentam às crianças assuntos importantes de forma sensível
Literatura é lugar de encantamento e reflexão. Nos livros, imagens e palavras trazem infinitas possibilidades de olhar o mundo por outras lentes, se colocar em situações inusitadas, pensar sobre essas experiências ou, simplesmente, se entregar à imaginação. Como diz Teresa Colomer, nos livros, “Temos a possibilidade de ser outro sem deixar de ser nós mesmos”. Por isso, a equipe pedagógica do espaço Ekoa, escola de educação integral em São Paulo, selecionou cinco livros para ler com as crianças e proporcionar aprendizados de modo leve e divertido.
Confira a lista de livros!
A árvore generosa, de Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas)
Este livro é um clássico, escrito e ilustrado por Shel Silverstein, em 1964. A história fala sobre a relação do homem com a natureza, onde a árvore dá tudo a um menino. Quando ele cresce, se esquece dela e acaba se tornando um homem egoísta. Mesmo assim, a árvore continua sendo generosa com ele. A história traz uma reflexão sobre a consciência ecológica e os valores que acabam se perdendo com o passar do tempo.
A árvore generosa, de Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas) | Divulgação Instituto Ayrton Senna
Um gorila: para aprender a contar, de Anthony Browne (Pequena Zahar)
Escrito por Anthony Browne, autor conhecido por seu amor aos primatas. No livro, ele ensina a contar de 1 a 10, ilustrando uma família extensa, que inclui gorilas, gibões, macacos, mandris, lêmures e também os humanos.
O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (Brinque-book)
O livro faz um convite à reflexão para todas as idades: nem sempre as declarações de amor chegam por meio de palavras. Sua história apresenta a delicadeza das relações e a fortaleza da construção de vínculos.
O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (Brinque-book) | Divulgação Instituto Ayrton Senna
Anuk, Bobuk, Tontuk e uma Foca branca, de Emilio Uberuaga (Livros da Matriz)
O livro conta a história de três ursos polares. Dois deles gostavam de brincar de esconde-esconde com o terceiro, sempre o primeiro encontrado por ser cor de chocolate. Esta é uma fábula sensível, que trata de diferenças e preconceitos e que vale a pena ser lida por todas as crianças.
O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (Brinque-book) | Divulgação Instituto Ayrton Senna
“Ernesto”, de Blandina Franco (Companhia das Letrinhas)
Este livro conta a história de Ernesto, um ser diferente de todos e, por isso, rejeitado. Ele sofre com o julgamento das primeiras impressões: “não gosto dessa pessoa”. Sua história traz uma reflexão sobre as diferenças: será que, por ser diferente, ele merece a solidão? Mais um livro cheio de aprendizados para os pequenos.
“Ernesto”, de Blandina Franco (Companhia das Letrinhas) | Divulgação Instituto Ayrton Senna
“Tanto tanto”, de Trish Cooke e Helen Oxenbury (Ática)
Esta linda narrativa é centrada na casa de um bebê que recebe seus familiares para uma festa surpresa. Conta sobre as diferentes formas de abastecer uma criança por afetos, brincadeiras e vivências. Com ilustrações que alternam cores vibrantes e traçados em preto e branco, pode-se sentir a animação dos encontros e a calma e até o tédio, dos tempos de espera.
“Tanto tanto”, de Trish Cooke e Helen Oxenbury (Ática) | Divulgação Instituto Ayrton Senna
Sobre o espaço Ekoa
É uma escola que atende crianças desde os 4 meses até as séries iniciais do Ensino Fundamental. É reconhecida como uma instituição inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante do projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As turmas são multietárias e as salas de aulas são flexíveis, estimulando a cooperação entre as crianças e contribuindo para que elas construam relações que podem durar a vida inteira. O espaço ekoa fica na rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 07h às 19h.