USP Filarmônica apresenta composições dos séculos XVIII e XIX - Juliana Rangel

USP Filarmônica apresenta composições dos séculos XVIII e XIX

Compartilhe:

Concerto acontece na terça-feira, dia 26 de agosto, às 20h, no Theatro Pedro II; entrada é gratuita

Na terça-feira, 26 de agosto, às 20h, a USP Filarmônica retoma a sua série Concertos USP e apresenta, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, um programa que reúne obras dos séculos XVIII e XIX – com solistas professores convidados de destaque no cenário acadêmico e musical brasileiro, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

A abertura será com o Concerto para piano e orquestra em Fá menor BWV 1056 de Johann Sebastian Bach. Composto por volta de 1730, o concerto é parte de uma série escrita para o Collegium Musicum de Leipzig. O solista convidado será o renomado pianista Marcus Vinícius Medeiros Pereira, professor do Departamento de Música e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Em seguida, a orquestra apresenta Moro, lasso al mio duolo, madrigal do grande compositor maneirista italiano Carlo Gesualdo – originalmente escrito para coral a cinco vozes, em 1611. A versão apresentada foi transcrita para orquestra de cordas por Rubens Russomanno Ricciardi. Trata-se de uma das mais experimentais e ousadas composições da história da música – soando tanto moderna e quanto instigante ainda hoje, por conta das suas dissonâncias e progressões harmônicas inusitadas.

A famosa chotiça Yara (cuja melodia foi utilizada nos Choros nº 10 de Heitor Villa-Lobos), composta no Rio de Janeiro, em 1895, pelo maestro carioca Anacleto de Medeiros, ganha agora nova versão para trompa e cordas – outro arranjo do maestro Rubens Russomanno Ricciardi – tendo como solista Lucca Zambonini Soares, professor convidado do Instituto de Artes da UNICAMP e da Orquestra Sinfônica de Campinas.

A apresentação da USP Filarmônica segue com o Concerto nº 1 para flauta e orquestra em Sol maior KV 313 de Wolfgang Amadeus Mozart, composta em 1777, ainda nos tempos da juventude do compositor em Salzburgo. O solista será Rubem Eloy Schuenck, professor convidado da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF de Niterói e do Quinteto Villa-Lobos do Rio de Janeiro.

O encerramento do concerto fica por conta de Uma brincadeira musical (Ein musikalischer Spaβ) KV 522, também de Mozart. A obra, composta em Viena, em 1787, é uma crítica bem-humorada aos compositores diletantes – uma sátira aos clichês e à falta de imaginação dos pequenos mestres da música. 

Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da USP recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Theatro Pedro II se situa no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da FFCLRP-USP em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II. Na ocasião, a USP Filarmônica recebe apoio técnico da Associação Filadelfia.

Serviço-

Data: 26 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário:
 20h
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Entrada: Gratuita

Juliana Rangel
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.