Ribeirão Preto irá sediar Sociedade de Futuro - Juliana Rangel

Ribeirão Preto irá sediar Sociedade de Futuro

Compartilhe:

Iniciativa da IMMA – Inteligência Antecipatória reúne empresários e profissionais para compartilhar cenários, acompanhar tendências e discutir decisões de longo prazo

Ribeirão Preto recebe, no dia 16 de outubro, o lançamento da Sociedade de Futuros, iniciativa criada pela consultoria IMMA para reunir empresários, executivos e profissionais em torno da análise de tendências, construção de cenários, networking e discussão sobre os futuros de suas organizações. Em formato de comunidade, as atividades incluem encontros mensais no Dabi Business Park, conversas sobre tendências e acesso a uma plataforma de monitoramento de sinais.

Ribeirão Preto recebe o lançamento da Sociedade de Futuros | Créditos: Internet

“A ideia é criar um ambiente de confiança e relacionamentos sólidos em que as pessoas possam compartilhar até seus próprios planejamentos futuros e ouvir outras perspectivas sobre o que pode vir pela frente”, afirma Augusto Carminati, futurista profissional e CEO da IMMA, idealizador da iniciativa.

A Sociedade de Futuros parte da ideia de que acompanhar uma transformação apenas quando ela já se tornou evidente reduz a capacidade de empresas e profissionais se anteciparem. Por isso, a proposta é criar um fórum permanente para observar sinais de mudança, discutir tendências e explorar diferentes cenários antes que eles se tornem consenso ou produzam impactos diretos nos negócios.

Um dos pilares será o chamado Open Futures, espaço em que os participantes poderão compartilhar visões, cenários e informações estratégicas relacionadas ao futuro de suas empresas. Para dar segurança a essas conversas, todos os membros assinarão acordos de confidencialidade, os chamados NDAs (Non-Disclosure Agreements), comprometendo-se a manter dentro da Sociedade as informações sensíveis discutidas nos encontros.

A programação inicial prevê encontros recorrentes com especialistas em temas ligados a futuros, tecnologia, inovação e tendências. Em cada encontro presencial, um dos próprios membros também terá 15 minutos para apresentar sua leitura sobre os futuros de sua organização, iniciativa batizada de Futurespeaker.

Os membros também terão acesso a uma plataforma de monitoramento contínuo de sinais e tendências, com informações para acompanhar mudanças, observar movimentos emergentes e trabalhar com diferentes possibilidades de futuro.

Para Ricardo Agostinho, Head da Área 51, hub de inovação do Dabi Business Park, a iniciativa amplia o repertório oferecido às empresas que fazem parte do ecossistema. “A Área 51 busca aproximar empresas de conhecimento, inovação e novas formas de pensar seus negócios. A Sociedade de Futuros estimula as empresas a construírem um olhar conjunto sobre movimentos que podem impactá-las nos próximos anos”, afirma.

Além das atividades recorrentes, a Sociedade prevê missões e imersões em ambientes de inovação, acesso antecipado a iniciativas da IMMA e a criação de uma metodologia para reconhecer empresas e profissionais considerados preparados para diferentes cenários de futuro. A proposta inclui ainda a formação de uma Academia de Futuros, integrada por especialistas convidados a participar dos encontros.

“Queremos que pensar o futuro vire uma prática. Um lugar onde as pessoas possam trazer os futuros de suas organizações para a mesa, confrontar suas visões com outras perspectivas e sair mais preparadas para decidir o que fazer no presente”, afirma Carminati.

Sobre Augusto Carminati

Augusto Carminatti apresenta a proposta da Sociedade de Futuros no lançamento da Academia de Futuros IMMA na próxima sexta (16), no Dabi Business Park | Créditos: Divulgação

Augusto Carminati é futurista profissional e CEO da IMMA – Inteligência Antecipatória. Atua na interseção entre estratégia, inovação e estudos de futuros, com trabalhos voltados à leitura de sinais de mudança, construção de cenários e preparação de organizações para diferentes possibilidades de futuro. É líder da Zeit para a América Latina, autor de Antropousia, o algoritmo da humanidade e idealizador de iniciativas como a tese das Preditechs, o PIP – programa voltado ao desenvolvimento e conexão de startups com capacidade preditiva – e a Sociedade de Futuros. Em 2026, foi um dos cinco vencedores da categoria Tecnologia e Inovação do Prêmio Pensadores de Futuros e passou a integrar o grupo de 50 profissionais reconhecidos pela premiação como mentes que estão construindo o futuro no Brasil.

Serviço

Lançamento da Sociedade de Futuros IMMA

Data: 16 de outubro

Horário: 10h às 11h30

Local: Dabi Business Park – R. Gen. Augusto Soares dos Santos, 100 – Parque Industrial Lagoinha

Juliana Rangel
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.