Pedro Miguel Muzeti assume a presidência de Os Independentes para a gestão 2026/2027
Compartilhe:Engenheiro de produção, associado desde 2012, inicia o primeiro mandato à frente da entidade
A Associação Os Independentes empossou, na noite desta quarta-feira (4), a diretoria responsável pela gestão 2026/2027. A cerimônia foi realizada no Espaço de Eventos Berrantão, no Parque do Peão, em Barretos (SP), e marcou o início do primeiro mandato de Pedro Miguel Muzeti como presidente.

Pedro Muzeti assume a presidência da entidade pela primeira vez com a missão de preservar a tradição e os valores que construíram Os Independentes – Crédito André Monteiro
Aos 35 anos, Pedro chega ao cargo após ocupar diferentes funções na Associação, na qual ingressou oficialmente em 2012. Engenheiro de produção, ele define como missão à frente da entidade preservar a tradição e os valores que construíram Os Independentes, fortalecer a gestão com planejamento e profissionalismo, e garantir que a Festa do Peão de Barretos e os demais eventos e projetos da associação continuem evoluindo, com foco na qualidade da experiência do público, no apoio aos associados e no compromisso com a comunidade barretense.
“Assumir a presidência de Os Independentes é uma emoção que não consigo separar da minha própria história. Cresci dentro do Parque do Peão, acompanhando o trabalho de tantas pessoas que ajudaram a construir o que a Associação representa hoje. Chegar a esse cargo é a realização de um sonho, mas, acima de tudo, é assumir um compromisso muito grande com essa história, com os associados, com Barretos e com todos que fazem parte da Festa do Peão e dos demais eventos e projetos da associação. Sei da responsabilidade que tenho pela frente e quero conduzir essa gestão com dedicação, respeito e disposição para trabalhar. Temos uma história que nos orgulha e um futuro cheio de possibilidades”, afirma o presidente empossado.
Pedro sucede a Jeronimo Luiz Muzetti, seu pai, que comandou a entidade no biênio anterior e completou, em 2026, 13 gestões como presidente da Associação. Entre os eventos que estarão sob a liderança da nova diretoria estão a 72ª edição da Festa do Peão de Barretos, o Barretos Motorcycles e o Insane Sound.
Trajetória em Os Independentes
A relação de Pedro com a Festa do Peão de Barretos e Os Independentes começou ainda na infância. Aos 12 anos, já colaborava com as atividades do evento, especialmente no Estádio, onde ocorrem as principais disputas de rodeio, provas e shows. Também conviveu de perto com a atuação do pai, ex-presidente e atual diretor financeiro, acompanhando a rotina da Associação e os bastidores da Festa.
Ao longo dos anos, participou de diversas atividades no Parque do Peão, incluindo apresentações de abertura a cavalo e provas de team penning. Em 2012, aos 21 anos, ingressou oficialmente em Os Independentes e passou por diferentes funções, sendo diretor cultural por nove anos antes de assumir a presidência.
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação pelo Insper, Pedro atuou em empresas como Itaú BBA e Minerva Foods. Atualmente, é representante comercial da Mebras Metais do Brasil. Fora do trabalho e da Associação, dedica-se ao triatlo: como atleta amador, já completou 12 provas Ironman 70.3 e uma prova Ironman na distância completa.
Novos membros e homenagens
Durante a cerimônia, também foram empossados os novos membros efetivos de Os Independentes: Henrique Di Croce Wohnrath, Henrique Silva Cabrera e Matheus de Menezes Mazelli.
Além disso, o deputado federal, eleito senador da República, Guilherme Muraro Derrite, recebeu o título de Honorário, uma homenagem por sua parceria e disposição em apoiar os eventos e ações de Os Independentes, fortalecendo a preservação da cultura e das tradições.
Já o médico Felipe Daldegan Diniz recebeu o Diploma de Benemérito em reconhecimento à sua colaboração nos eventos e no cotidiano de Os Independentes.
Outro momento emocionante da solenidade foi a homenagem ao independente José Carlos Branco que, por quase duas décadas, tem contribuído com a história da Associação à frente da secretaria e em diferentes funções na diretoria. O professor aposentado recebeu uma placa de agradecimento.
Diretoria da gestão 2026/2027
Presidente – Pedro Miguel Muzeti
1º vice-presidente – Hussein Gemha Júnior
2º vice-presidente – Ricardo Batista da Rocha
1º secretário – Eduardo Alves Junqueira Franco
2º secretário – Paulo Fernando Luiz Buquera
1º diretor financeiro – Jeronimo Luiz Muzetti
2º diretor financeiro – Murilo Figueiredo dos Santos
Diretor social – Fernando Junqueira Moni
1º diretor adjunto social – Marcio Ferreira Mussi
Diretor cultural – Frederico Faustinoni
1º diretor adjunto cultural – Bruno Bezerra Resende
2º diretor adjunto cultural – Ricardo dos Pinto da Silva
Diretor de relações públicas – Emílio Carlos dos Santos
1º diretor adjunto de relações públicas – Raphael Gonçalves Dutra
Diretor de eventos especiais – Marcelo Flosi Oliveira
1º diretor adjunto de eventos especiais – Marcelo Ferreira Ribeiro
Diretor de patrimônio – Vitor César Alves de Almeida
1º diretor adjunto de patrimônio – Marcos Antonio Simão de Lima
Diretor de planejamento – Wilson Chubassi de Aveiro
1º diretor adjunto de planejamento – José Umberto Bampa
Diretor de esportes – Caio Teles Leite
1º diretor adjunto de esportes – Diego de Souza Duarte
2º diretor adjunto de esportes – Vitor César Alves de Almeida Filho
Diretor de rodeio – Marcos José Abud Wohrath
1º diretor adjunto de rodeio – José Alexandre Silva Paiva
Diretor de marketing – Marcos Murta
1º diretor adjunto de marketing – Simão Antonio Marques
2º diretor adjunto de marketing – Nivaldo Gomes Junior
Diretor de turismo – Hugo Resende Filho
1º diretor adjunto de turismo – Rafael Silva Augusto
Departamento jurídico – Julio Eduardo Addad Samara
Departamento de veterinária – Marcos Sampaio de Almeida Prado
Conselho Fiscal: José Alexandre Silva Paiva (presidente), Luciano Marcelo [completar sobrenome] (secretário) e Jairo de Souza Machado Júnior (membro efetivo). Suplentes: Walter Antonio de Almeida e Flavio Alexandre Esteves da Silva.
Comissão de Ética: Rony Munari Trevisani (presidente) e Manoel Ferreira Pires Junior (secretário). Membros efetivos: Calil Sales Aguil, Luis Sergio Naves e Luiz Thiago Rodrigues. Suplentes: Evaldo Gomes Ferreira e Pedro Muniz Paixão.