This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Governo prorroga e libera vacina da gripe para toda a população
Compartilhe:O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 30, a prorrogação e ampliação da vacinação contra a gripe em todo o estado até o dia 24 de julho. A novidade é a liberação da vacina para toda a população, e não apenas para os grupos prioritários. A imunização estará disponível até que as doses se esgotem nos postos de saúde.
Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três cepas do vírus Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apela especialmente para que crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas sejam vacinadas, pois os índices de vacinação nesses públicos ainda são inferiores a 60%.
Segundo o governo paulista, a vacina é segura, eficaz e ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados, mais frequentes nessa época do ano.
A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas o governo considera que ela é fundamental para diminuir o número de pessoas que apresentam problemas respiratórios graves, principalmente as que necessitam de internação.
Até o momento, mais de 14,2 milhões de doses de vacina contra o vírus Influenza já foram aplicadas em todo o estado de São Paulo, nos grupos considerados prioritários, como idosos, crianças, gestantes e profissionais da saúde. A meta de chegar a 90% da população-alvo foi atingida entre alguns públicos, alcançando 5,8 milhões de idosos (100%); 1,5 milhão de profissionais da saúde (100%) e 6,7 mil indígenas (100%).
Em Ribeirão Preto
Segundo a Coordenadoria de Imunização da Secretária da Saúde, a vacinação permanece nos 37 postos de vacinação, localizados unidades básicas de saúde (UBS) da cidade.
O levantamento atualizado da Secretaria Municipal da Saúde aponta que a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza (gripe), em Ribeirão Preto, atingiu 81,3% do público-alvo.
A Campanha teve início no dia 23 de março e imunizou, nas primeira, segunda e terceira fases, 93.606 idosos, atingindo 119,7% dessa faixa etária, estimado em mais de 78 mil idosos em Ribeirão Preto.
Foram imunizados também 20.876 crianças, 28.382 trabalhadores da saúde, 2.915 gestantes, 845 puérperas, 12.967 adultos de 55 a 59 anos e 32.288 pessoas com comorbidades.