This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Fundação do Livro e Leitura inicia atividades culturais gratuitas
Compartilhe:A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto inicia a programação cultural gratuita do ano de 2023. As atividades do mês de janeiro incluem um encontro presencial com os participantes do Cine Fórum, na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América) e, de forma remota, a realização do Clube do Livro, no dia 21 de janeiro – todos gratuitos e abertos para a população.
A primeira edição do Cine Fórum de 2023 ocorreu no último sábado (14), às 18 horas, com a exibição e debate do filme de ficção científica “Blade Runner – O Caçador de Androides”, de 1982, do diretor Ridley Scott. O longa é baseado no livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, do autor Philip K. Dick, e se passa no Século 21 – com as projeções do século 20 – e retrata humanóides, conhecidos como replicantes, que foram criados para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, até o início de um motim. “
A agenda do Cine Fórum já está programada para os meses de fevereiro (11/02) com a exibição de “A noiva estava de preto”, de François Truffaut, e em março (11/03), com a exibição de “O céu que nos protege”, de Bernardo Bertolucci.
Clube do Livro
O tradicional encontro mensal de leitura da Fundação do Livro e Leitura – o Clube do Livro -, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, já está com a agenda de 2023 fechada. Neste mês de janeiro, o encontro será no sábado, dia 21, às 16 horas, através da sala de reuniões Zoom (link do encontro: https://us02web.zoom.us/j/84569775821) e canal do Youtube da Fundação. O grupo irá debater a obra “Gilead”, segundo romance de uma das mais brilhantes autoras americanas contemporâneas, Marilynne Robinson. “Gilead” é aclamado pela crítica e pelo público, vencendo o Pulitzer de 2005. “Optamos pela escolha dessa obra em janeiro por ter uma mensagem mais positiva. É interessante começarmos o ano com uma leitura mais leve”, destaca Gabriela Pedrão.
Os integrantes do grupo de leitura também já escolheram os próximos livros que compõem a agenda do ano. “Em novembro todos os integrantes fazem sugestões, selecionamos 12, de onde fazemos o calendário. Entramos no nosso sétimo ano de Clube do Livro e ainda não repetimos nenhum autor ou autora”, destaca a bibliotecária.
Confira a lista do Clube do Livro para 2023:
21 de janeiro: “Gilead”, de Marilynne Robinson
25 de fevereiro: “Formas de voltar para casa”, de Alejandro Zambra
25 de março: “As alegrias da maternidade”, de Buchi Emecheta
29 de abril: “O falecido Mattia Pascal”, de Luigi Pirandello
27 de maio: “A porta”, de Magda Szabó
24 de junho: “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha
29 de julho: “A ilha do dia anterior”, de Umberto Eco
19 de agosto (presencial na FIL) e 26 de agosto (virtual): “Tudo é rio”, de Carla Madeira
23 de setembro: “O quarto de Giovanni”, de James Baldwin
21 de outubro: “O verão em que mamãe teve olhos verdes”, de Tatiana Tibuleac
18 de novembro: “Afirma Pereira”, de Antonio Tabucchi
09 de dezembro: “Botchan”, de Natsume Soseki
SERVIÇO
Clube do Livro
“Gilead”, de Marilynne Robinson, com Gabriela Pedrão, bibliotecária
Data: 21 de janeiro, sábado
Horário: 16h
Plataforma de exibição: Plataforma de reuniões (ZOOM): link do encontro https://us02web.zoom.us/j/84569775821
Gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.
Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.