This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Fundação do Livro e Leitura divulga agenda cultural do mês de maio
Compartilhe:A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia a agenda cultural gratuita do mês de maio. Com atividades presenciais e on-line, abrangendo todos os gostos – da literatura ao cinema. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
O primeiro encontro do mês será nesta quarta-feira (3 de maio), às 20 horas, com o sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América). O encontro, coordenado pelo médico e escritor, Nelson Jacintho, tem como principal proposta incentivar a produção artística e literária na cidade.
RESENHA PRETA
A programação traz também, no dia 13 de maio (sábado), às 10h, mais um encontro do Clube Literário Resenha Preta, que nesta edição traz a obra da autora Cristiane Sobral para o debate. Novamente em Ribeirão Preto para mais um encontro com o público, a escritora estará na sede da Fundação para um bate-papo sobre o tema “Histórias Negras”, a partir do seu livro “O tapete voador”.
Cristiane Sobral é carioca e escreve peças dramáticas, poemas, contos e crônicas. Foi a primeira atriz negra graduada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Atuou no curta-metragem “A Dança da Espera”, de André Luís Nascimento, e em diversos espetáculos teatrais. Estreou na literatura em 2000, publicando textos nos “Cadernos Negros”. Foi crítica teatral da revista Tablado, de Brasília. É mestre em Artes (UnB) com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros, membro da Academia de Letras do Brasil seção DF – onde ocupa a cadeira 34 e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. No ano passado, foi uma das escritoras participantes do projeto Combinando Palavras durante a 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
A curadoria e mediação do encontro é feita pelos organizadores do Clube Literário Resenha Preta que, a cada encontro, propõe um tema específico a partir da obra de autores pretos – sempre presentes nos debates. A proposta do projeto é traçar reflexões abrangentes, além de expandir o universo da leitura dos participantes, sempre debatendo questões raciais e literatura contemporânea afro-brasileira.
Todas as obras discutidas nos encontros fazem parte do acervo da Biblioteca das Artes – Lucilia Junqueira de Almeida Prado, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O Clube Literário Resenha Preta é uma das ações do projeto Biblioteca das Artes, contemplado pelo edital 27/2022 do Programa de Ação Cultural ProAC Editais da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
CINEMA
No mesmo dia, 13 de maio, às 16 horas, os Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro, realizam mais uma edição do Cine Fórum. Neste mês, o filme escolhido foi “Lua de Fel”, de 1992, de Roman Polanski, uma adaptação do livro de mesmo título, do escritor francês, Pascal Bruckner. Após a exibição será realizado um bate-papo sobre o longa.
“Um dos filmes mais esquecidos de Polanski”, destaca Marcos de Castro. Para ele, o “Lua de Fel” é também um dos filmes mais comentados no ano em que foi lançado – principalmente pela crítica especializada da época. “Foi o ano em que a crítica mais conservadora teve que sair e criticar filmes como esse, que ousou em mostrar a intimidade entre casais”, explica.
O cinéfilo deixa um alerta sobre a expectativa criada sobre a intimidade. “Se as pessoas esperam um ‘Cinquenta Tons de Cinza’, estão enganadas. Esse é um filme de arte. É um drama controverso sobre intimidade. Uma intimidade que o cinema ousou poucas vezes em mostrar”, mostra Marcos de Castro.
Os Gêmeos do Cinema lembram a primeira vez em que assistiram “Lua de Fel” e ficaram impactados com o filme. O interesse pela produção surgiu através de fitas VHS, com vários trailers de filmes e, entre os videoclipes, estava o do longa de Roman Polanski. “É um filme controverso, polêmico e que mexe com temas muito sensíveis. Assistimos esse filme com 12 anos e isso nos impactou pelas cenas e pelo final surpreendente”, lembra André de Castro.
A expectativa da dupla é que o público ajude a resgatar a importância dessa obra cinematográfica, do diretor francês, além dos já conhecidos, como o “O Pianista”, “O Bebê de Rosemary” e “Chinatown”. “Espero que as pessoas possam entrar no sentimento dos personagens principais, que vivem uma paixão tão avassaladora. E que elas mergulhem na história para termos um excelente debate”, propõe Marcos de Castro.
HISTÓRIAS INFANTIS
A agenda de maio traz também contação de histórias em São Joaquim da Barra, exclusiva para os alunos da Escola Sylvio Torquato. Com o tema alimentação saudável, “A sopa de pedra” será a história interpretada pela atriz Monalisa Machado, na quarta-feira (17/5), às 9h30.
CLUBE DO LIVRO
A programação encerra no último sábado do mês (27/5), às 16h, com o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura, comandado pela bibliotecária Gabriela Pedrão. Neste mês, a obra debatida será “A Porta”, de Magda Szabó (1917-2007).
O romance teve sua primeira publicação no Brasil apenas em 2012, cinco anos após a morte da escritora húngara. “Essa história traz conflitos e questões da personagem principal que se misturaram com a história da Hungria. Esse foi um dos motivos que me fez escolher esse livro para o encontro desse mês”, explica Gabriela Pedrão.
“A Porta” pode ser definida como uma autobiografia da escritora com partes em ficção. Com um tom de mistério, o livro conta a história de uma relação de dependência entre duas mulheres na Budapeste dos anos 1950: Magda e sua governanta, Emerenc.
A bibliotecária está ansiosa para o debate sobre a obra da escritora, principalmente pelos aspectos históricos que o romance traz. “A obra mostra ainda questões interiores e pessoais da personagem. Espero que essa mistura de enredo resulte em um bom bate-papo”.
A atividade será feita on-line, aberta e gratuita ao público,com participação através do link:
https://us02web.zoom.us/j/85973297168?pwd=a28vYUw2c0pDSDVibnNzbFRrUldGdz09.
SERVIÇO
Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 3 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito
Resenha Preta
Com a presença da escritora Cristiane Sobral
Data: 13 de maio (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito
Cine Fórum
“Lua de Fel” (1992)
Data: 13 de maio (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito
Contação de Histórias
“A sopa de pedra”, com Monalisa Machado
Data: 17 de maio (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Escola Sylvio Torquato (São Joaquim da Barra)
Exclusivo para alunos
Clube do Livro
“A porta”, de Magda Szabó
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 16h
Plataforma de exibição: ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/88285221303?pwd=NTFGQnIrWStTSU5idFdmamxjYVg2Zz09
Aberto e gratuito