28ª edição da Fenasucro & Agrocana bate recorde de público - Juliana Rangel

28ª edição da Fenasucro & Agrocana bate recorde de público

Compartilhe:

A Fenasucro & Agrocana é palco das transformações e inovações do setor de bioenergia. Por essa razão atrai visitantes compradores do Brasil e de mais 23 países, que encontram na feira produtos, inovações, tecnologias e tendências do setor, pautados pela sustentabilidade e por um futuro mais limpo e eficiente.

Por ser uma plataforma de alternativas e soluções, a cada ano, a feira concentra um público mais especializado e qualificado. Prova disso, é que a edição de 2022 teve um incremento de 15% no número projetado de visitantes.

“Este aumento reflete, principalmente, a adesão do público mais qualificado, formado pelos altos executivos de todos os elos da cadeia produtiva da bioenergia que vem à Fenasucro & Agrocana para fazer negócios, networking e consumir conteúdos extremamente relevantes”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.

Negócios

De acordo com a organização do evento, o balanço final da 28ª edição deve ser divulgado nesta terça-feira, 23, após a conclusão da análise dos resultados. Mas, já traz números expressivos em relação às rodadas de negócios internacionais, realizadas pelo Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution.

O encontro de negócios fez parte da programação paralela da Feira Internacional da Bioenergia e atraiu 48 empresas fornecedoras brasileiras e 20 empresas compradoras internacionais da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e Uruguai.

Ao todos foram realizadas mais de 460 reuniões de negócios, gerando uma previsão de transações em torno de US$ 70 milhões (aproximadamente R$ 362 milhões), que podem ser fechados em seis meses.

“As rodadas de negócios foram fantásticas nessa retomada pós-pandemia. Recebemos mais de 50 convidados internacionais, um aumento expressivo em relação à última edição de 2019, sendo que o foco desse ano foi a América Latina. Neste ano, realizamos mais de 140 reuniões por dia, gerando uma excelente expectativa de negócios. Sem dúvida, a edição de 2022 foi um sucesso”, afirma Flávio Castellari, diretor-executivo do Apla.

LIDE Mulher

Os eventos de conteúdo da 28ª edição da Feira foram encerrados com o encontro realizado pelo LIDE Mulher, no Auditório Fenasucro. O debate envolveu o panorama do cenário empresarial, apontando as mulheres que se destacam nos negócios.

Uma das palestrantes, Teresa Vendramini, precisou mostrar competência até chegar à presidência da Sociedade Rural Brasileira. E, diariamente, vivencia a persistência de precisar provar que sabe o que quer. Como ela mesma diz, “Mulher não precisa apenas saber, tem que provar que sabe”. E, assim, se tornou a primeira mulher a ter poder de decisão em 104 anos da entidade.

Gabriela Manssur, que é Fundadora do Instituto Justiça de Saia, concorda, acrescentando a máxima: “Lugar de mulher é onde ela quiser” e afirma que as mulheres precisam se ajudar. “Se eu tenho a minha liberdade, ela não é completa se você não tiver a sua”, disse.

Assim, sentiu que era necessário dar um passo além e criar uma rede de proteção quando atuava no Ministério Público para auxiliar mulheres vítimas de violência, tornando-se uma das vozes mais atuantes e referência nacional no assunto.

O evento foi mediado pela diretora do grupo Viralcool, Claudia Toniello, que lembrou sobre a necessidade de equiparação no mercado de trabalho para a promoção de qualidade. “O agro precisa de mais representatividade. Isso é um dos 17 objetivos da ONU para tornar o mundo melhor e está inserido, também, no conceito ESG”, pontuou.

“A cada dia aprendemos mais. Por isso, que o LIDE Mulher é um movimento de representatividade”, comentou o presidente do LIDE Ribeirão Preto, Fábio Fernandes.